Simulados treinam população para situações de emergência

segunda-feira, 02 de dezembro de 2013
por Jornal A Voz da Serra
Simulados treinam população para situações de emergência
Simulados treinam população para situações de emergência

Henrique Amorim

Muita gente que passou pelas ruas do Centro de Nova Friburgo na manhã dessa sexta-feira, 29, certamente se assustou com a movimentação de equipes de resgate e salvamento do Corpo de Bombeiros e Defesa Civil com ambulâncias e homens utilizando equipamentos especiais. Seriam acidentes, incêndios, resgate de vítimas? Nada disso. Era tudo simulação. Tanto os bombeiros como os agentes da Defesa Civil que atuam em Nova Friburgo aderiram aos simulados propostos por conta do Dia Estadual para Redução de Riscos de Desastres, que movimentou pelo menos 34 municípios fluminenses. O objetivo foi treinar tanto as corporações, como também, e principalmente, a população a agir corretamente em situações de emergência. 

"Obviamente torcemos para ocorrências dessa natureza nunca acontecerem, mas é necessário que a população esteja sempre preparada para enfrentar essas situações sem a necessidade de pânico. É importante que os usuários de um edifício, por exemplo, saibam corretamente onde ficam as saídas de emergência, as escadas e os equipamentos de combate a incêndio para agirem com calma, no caso de incidentes. É importante que as pessoas conheçam detalhadamente os locais onde trabalham”, comentou o comandante do 6º Grupamento do Corpo de Bombeiros em Nova Friburgo, tenente-coronel José Ricardo Leal, que acompanhou o simulado de evacuação realizado no Edifício Dom Pasquale, na Praça Dermeval Barbosa Moreira. Pelo menos, outros três imóveis e algumas escolas estaduais foram cenários de demais simulados de evacuação.  

Ali muitos funcionários de empresas e escritórios acataram a solicitação para participação no simulado do Dia Estadual para Redução de Riscos de Desastres e desocuparam seus locais de trabalho em conjunto e sem pânico assim que os bombeiros acionaram equipamentos sonoros. Ainda pela manhã, houve outro simulado no prédio do Centro Administrativo da Prefeitura, na Avenida Alberto Braune. Lá, além da evacuação de aproximadamente 300 servidores públicos de órgãos municipais, houve simulações de resgate de vítimas, quando os bombeiros puderam demonstrar todo o aparato disponível na corporação para atuação imediata em situações de grandes riscos e emergência. 

Toda a ação foi articulada com precisão e, ao soar de alarmes, as equipes de socorro entraram em ação. Até o tempo de deslocamento das viaturas de resgate do quartel dos bombeiros ao local do simulado foi cronometrado: oito minutos em meio a trânsito congestionado no eixo rodoviário e na Praça Getúlio Vargas. Nos prédios onde ocorreram as ações, a energia elétrica não foi desligada. Além dos simulados de evacuação, o Corpo de Bombeiros promoveu também panfletagens em pontos estratégicos e uma motociata, visando alertar os motociclistas sobre os riscos que eles correm diariamente nas vias congestionadas do município. 

 

 

Outra ação do Dia Estadual para Redução de Riscos de Desastres foi a exposição de faixas nas ruas 

 

No simulado de evacuação no centro administrativo da Prefeitura,

os bombeiros utilizaram equipamentos especiais para o resgate de vítimas 

 

Nos simulados de evacuação, os bombeiros utilizaram suas viaturas

e até cronometraram o tempo de deslocamento entre o quartel e o local do incidente fictício

 

A movimentação de bombeiros e de pessoas na portaria de um dos

edifícios onde ocorreu  o simulado atraiu a atenção de transeuntes 



CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade