O 12º Simpósio de Geologia do Sudeste será realizado em Nova Friburgo, de 8 a 11 de novembro de 2011. O evento foi confirmado no dia 19 de novembro, praticamente um ano antes de sua realização. No Palácio Barão de Nova Friburgo, sede do governo municipal, o prefeito em exercício, Dermeval Neto, e os secretários municipais de Cultura, de Turismo e de Meio Ambiente receberam representantes da comissão organizadora do evento.
Realizado pela Sociedade Brasileira de Geologia -Núcleo Rio de Janeiro, o Simpósio de Geologia do Sudeste é o maior do gênero no Brasil e acontece a cada dois anos, em anos ímpares, quando reúne cerca de 600 participantes, entre geólogos, geofísicos, geoquímicos, geógrafos, engenheiros ambientais, profissionais da área de mineração, meio ambiente e geotecnia; analistas de sistemas, engenheiros, empresários do setor e estudantes de graduação e pós graduação.
Motivos não faltaram para a comissão organizadora escolher Nova Friburgo como sede do Simpósio: considerada Município-Parque; geologia de especial interesse, que inclui vários monumentos geológicos, como Furnas do Catete, Pedra do Cão Sentado, Pedra do Caledônia, Parque Estadual dos Três Picos; áreas preservadas de Mata Atlântica; aspectos naturais; polo turístico; infraestrutura e muito mais.
A 12ª edição do simpósio, cujo tema é “Geologia e Sustentabilidade”, terá como espaço principal o Teatro Municipal de Nova Friburgo, localizado na Praça do Suspiro. Geólogos e geocientistas de toda a região sudeste apresentarão os avanços no setor nos últimos dois anos e serão discutidos assuntos como “Patrimônio geológico, Geoturismo e Geodiversidade”; “Riscos geológicos (e as implicações) no Ordenamento Territorial Urbano”; “Recursos minerais do Sudeste e Educação ambiental”. O presidente de honra do SGS 2011 será o diretor de Exploração e Produção da Petrobras, geólogo Guilherme de Oliveira Estrella.
“Nova Friburgo terá a oportunidade de sediar um evento de qualidade e poder reunir em um mesmo espaço profissionais das áreas de cultura, educação e turismo, e debater questões importantes para o desenvolvimento sustentável. A geologia contribui para as políticas de ordenamento territorial e a prevenção dos riscos geológicos”, comentou Dermeval.
Participaram da reunião: o presidente da Comissão Organizadora, Hernani Chaves, da Uerj; o secretário da Comissão, o consultor Luís Mourão; o diretor do Núcleo RJ, Flavio Erthal; e os secretários municipais de Cultura, Rossevelt Concy, de Meio Ambiente, Eduardo De Vries, e de Turismo, José da Motta, além de assessores e representantes do Conselho Municipal do Patrimônio Cultural.
Histórico do Simpósio
O 1º Simpósio de Geologia Regional foi realizado em agosto de 1987, na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), pelas diretorias do Núcleo do Rio de Janeiro – Espírito Santo da Sociedade Brasileira de Geologia, para atender uma antiga aspiração da comunidade geológica da Região Sudeste.
Em 1989, a fusão do evento com o Núcleo de São Paulo da Sociedade Brasileira de Geologia gerou o 1º Simpósio de Geologia do Sudeste também realizado na Uerj. Desde então ficou definido que o evento seria bianual e teria a coordenação alternada entre os Núcleos. O 2º Simpósio foi então coordenado pelo Núcleo de São Paulo e sediado na Universidade de São Paulo (USP), em 1991. Simpósios de Geologia foram realizados nas cidades de Águas de São Pedro/SP, Penedo/RJ e Niterói.
Deixe o seu comentário