Silvana Gym prepara apresentações na Suíça e na festa do bi

Ginastas friburguenses serão atração no Cantão de Jura e nas cidades de Estavayer Le Lac e Fribourg, em agosto
sexta-feira, 11 de maio de 2018
por Vinicius Gastin (esportes@avozdaserra.com.br)
A famosa coreografia da caravela, representando a chegada dos Suíços ao Brasil
A famosa coreografia da caravela, representando a chegada dos Suíços ao Brasil

Há quase quatro décadas, eles e elas levam o nome de Nova Friburgo aos quatro cantos do planeta, sempre exibindo a beleza, leveza, disciplina e talento dos ginastas friburguenses. Quando se fala na reunião dessas características relacionadas ao esporte, fica impossível não lembrar do grupo Silvana Gym/Inec. Nada mais justo, então, do que envolver a equipe nos festejos pelos 200 anos do município. E por que não voltar a exibir o espetáculo das apresentações também fora do país? Talvez na principal nação colonizadora de Nova Friburgo?

Pois é exatamente o que vai acontecer. O grupo, que treina nas dependências e representa o Nova Friburgo Country Clube, foi convidado por Raphael Fesseler, presidente da Associação Fribourg-Nova Friburgo, na Suíça, para apresentações no Cantão de Jura e nas cidades de Estavayer Le Lac, pelo Dia Nacional da Suíça, e Fribourg, por ocasião do Festival Internacional do Folclore.  

A delegação friburguense será composta por 25 pessoas, incluindo a diretora, professora Silvana Schwartz Noel, e o coordenador e ginasta Éder Vieira. O grupo viaja no dia 28 de julho, com retorno previsto para 18 de agosto. A agenda oficial de participações, com datas e eventos ainda será divulgada.

Outro momento marcante previsto para este ano é a participação do grupo Silvana Gym/Inec nos festejos pelos 200 anos de Nova Friburgo. Pelo menos 70 membros da equipe vão ser apresentar de forma conjunta com a Banda Sinfônica Campesina Friburguense, neste domingo, 13, às 19h30, no Nova Friburgo Country Clube. Unindo a beleza dos movimentos e da música clássica, a expectativa é por um espetáculo histórico e marcante no contexto do bicentenário. “Será um orgulho muito grande poder representar nossa cidade em Fribourg, na Suíça, e receber os suíços em Nova Friburgo junto com a banda Campesina Friburguense. Será um grande espetáculo, aberto ao público”, avisa Silvana. Os convites, gratuitos, estão disponíveis na loja 100% Japa, na esquina da Praça Getúlio Vargas com a Rua Luiz Spinelli, junto ao posto de gasolina Caçulinha.

Os dois convites para as apresentações especiais nada mais são do que o reconhecimento a um trabalho de 37 anos, que envolve as partes esportiva e social, levando o nome do município através da ginástica para diversos cantos do país e do mundo. A ONG Silvana Gym/Inec funciona há 12 anos, e trabalha a inserção de jovens e adultos de baixa renda. Os ginastas que fazem parte do grupo se dividem entre equipe e escolinhas, em um trabalho incessante na busca por novos talentos.

As escolinhas treinam duas vezes por semana, e a equipe responsável pelas apresentações e competições, composta por cerca 40 atletas, treina de segunda-feira à sábado, pelo menos três horas por dia. A equipe também realiza exibições na cidade, e utiliza essas oportunidades para dar experiência e ritmo aos atletas. As aulas acontecem sempre no Nova Friburgo Country Clube, em dias e horários variados, dependendo das categorias,  que vão do baby ao pré II, passando pelos adolescentes, jovens e adultos.

 “O início foi bastante difícil. Há 35 anos a divulgação era ainda menor. Comprei alguns aparelhos, inclusive de fora do Brasil, e comecei numa sala de ginástica. Fomos desenvolvendo a ginástica artística. Mas hoje partimos da artística para a ginástica para todos. Tudo isso surgiu a partir da necessidade de incluir mais crianças no projeto”, relembra Silvana, em uma de suas entrevistas.

Ao longo das quase quatro décadas de atuação, o grupo Silvana Gym coleciona títulos e participações em diversos festivais nacionais e internacionais, como por exemplo, as Gymnaestradas Mundiais da Holanda (1991) Alemanha (1995), Dinamarca (1999), Portugal (2003), Áustria (2007), Suíça (2011), Show Especial de Natal da Xuxa (2012), Abertura dos Jogos da Firjan (2013), Grand Slam de Judô (2013), Superliga Feminina de Vôlei (2015) e Liga Mundial de Vôlei Masculino (2015).

Em 2016, a convite do Comitê Organizador, o grupo Silvana Gym/Inec viveu o ápice de sua história, integrando o elenco de apresentações do esporte nas olimpíadas do Rio de Janeiro. A delegação friburguense, composta por 40 ginastas, presidida por Silvana Noel e pelo auxiliar técnico Éder Vieira, esteve na capital fluminense durante todo o período de competições, apresentando-se praticamente todos os dias nas arenas de ginástica, basquete, handebol e saltos ornamentais.

O grupo ainda foi escolhido pelo diretor da Arena de Ginástica, Kris, para fazer um trabalho inédito no Brasil, com projeção simultânea em 3D no tablado oficial, onde os ginastas friburguenses executaram uma coreografia especial. Espetáculos que valorizam a cultura e o esporte brasileiro, transformando em arte as muitas tradições tipicamente nacionais: a lenda de Yara, o Festival Parintins, a dança de Maculelê, Vitória-Régia, entre outras.

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: 200 anos
Publicidade