Show e workshops de música promovidos pela Usina

segunda-feira, 13 de abril de 2009
por Jornal A Voz da Serra

Cultural Energisa foram sucesso

Quem teve a oportunidade de participar com certeza gostou e aprendeu muito. Quem não teve, perdeu uma grande chance de se capacitar em música com quatro grandes mestres gabaritados, que promoveram oficinas especiais no último dia 3, na Usina Cultural Energisa. Os músicos Guilherme Gonçalves e Michael Carney, Alex Rocha e Márvio Ciribelli compartilharam seus muitos conhecimentos com gente bastante interessada em aprender. A Usina Cultural, além de trazer os músicos a Nova Friburgo, arcou com todas as despesas de apresentação dos artistas, aluguel dos equipamentos de sonorização e iluminação, pagamento ao Ecad, alimentação, divulgação e hospedagem da equipe em apart-hotéis de luxo no centro da cidade.

Durante as oficinas o baterista Guilherme Gonçalves e o contrabaixista Michael Carney demonstraram o êxito da parceria firmada há oito anos, em Los Angeles, nos Estados Unidos, onde criaram o projeto World percussion, desenvolvendo uma série de workshops para percussionistas americanos que queriam aprender música brasileira. Carney impressionou com a demonstração do uso de panelas no jazz aumentando as possibilidades de utilização dos instrumentos de percussão anteriormente associados apenas à música caribenha.

Carney demostrou todo o seu talento com delicados sons e inspirados solos, que incrementaram as apresentações com ícones do jazz, como Pepper Adams, Bill Watrous, Eddie Daniels, John Patitucci, Al Vizutti, entre outros. Alex Rocha, que integra atualmente a banda de Emílio Santiago e já tocou com o saxofonista Juarez Araújo, os guitarristas Celso Blues Boy e Victor Biglione, a cantora Tânia Alves e como convidado da orquestra sinfônica da Universidade Federal Fluminense (UFF), contou aos alunos suas experiências em minisséries e novelas globais, como Mulheres apaixonadas.

Já Márvio Ciribelli relembrou um pouco de sua carreira consagrada, destacada pelo jeito próprio e inconfundível de lidar com a música. Ele comentou com os participantes do workshop em Nova Friburgo os bastidores da gravação de seus dez discos e participações por quatro vezes no Montreux Jazz Festival, na Suíça, além do seu mais recente trabalho, o CD Ao vivo com aditivo. O show de Carney e os workshops contaram com o apoio da Universidade Candido Mendes, que tem um curso superior de música no campus Nova Friburgo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade