Sexta-Feira da Paixão tem intensa programação nas igrejas católicas

A sexta-feira da Paixão reúne uma série de celebrações para os católicos que iniciam o dia em vigílias nas paróquias e capelas do município. À tarde, tem a liturgia da cruz na Catedral, seguida da procissão do Senhor Morto nas ruas do Centro.
quinta-feira, 02 de abril de 2015
por Jornal A Voz da Serra
A missa do Crisma, ontem, foi celebrada pelo bispo Dom Edney com a participação dos demais padres da Diocese (Lúcio Cesar Pereira/A Voz da Serra)
A missa do Crisma, ontem, foi celebrada pelo bispo Dom Edney com a participação dos demais padres da Diocese (Lúcio Cesar Pereira/A Voz da Serra)

A Diocese de Nova Friburgo dá continuidade à programação da Semana Santa nesta sexta-feira, 3, às 15h, com a celebração da Paixão do Senhor em todas as paróquias da cidade. Na Catedral São João Batista, no Centro, a celebração será com o bispo diocesano Dom Edney Gouvêa Mattoso. Às 18h será realizada a procissão do Senhor Morto, contornando as praças Dermeval Barbosa Moreira e Getúlio Vargas, seguindo-se o sermão das sete palavras.

Na Paróquia Santo Antônio e São Francisco de Assis, também no Centro, às 6h está programada a caminhada por Jesus com concentração em frente à capela de Santo Antônio, na Praça do Suspiro, seguindo o mesmo percurso da Via Sacra (ruas Francisco Miele, Antônio Soares Macedo, Prefeito José Eugênio Müller e Duque de Caxias), e continuação da vigília das 7h às 12h, na matriz, na Rua Duque de Caxias. Às 15h haverá a celebração da Paixão do Senhor na matriz e na capela, às 18h com participação opcional dos fiéis na Procissão do Senhor Morto, na Catedral.

Em Olaria, as paróquias de Nossa Senhora das Graças e São Roque 15h – ação litúrgica com a leitura da Paixão de Cristo e veneração da imagem de Cristo na cruz. Na Paróquia de Santa Edwiges, no Vale dos Pinheiros, às 15h, haverá ação litúrgica da Paixão do Senhor com adoração da Santa Cruz. 

Ontem, 2, o bispo Dom Edney celebrou na Catedral, de manhã, a Missa do Crisma com a bênção do santo óleo que será utilizado pelos padres para os batismo e unção dos enfermos. A missa também celebrou a instituição da Eucaristia, que para os católicos simboliza o corpo de Cristo na hóstia consagrada. À noite, as paróquias celebraram a Santa Ceia relembrando durante as missas o rito do lava-pés. 

Foto da galeria
Católicos iniciam Sexta-feira Santa nas paróquias e capelas do município (Divulgação)
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: religão | Páscoa
Publicidade