A preocupação com a saúde e a beleza, a moda e a boa gastronomia. Estes são, definitivamente, assuntos que fazem parte do universo feminino. Afinal, o cuidar — das outras pessoas e, cada vez mais, de si mesma — é uma característica inerente à natureza da mulher, assim como é natural que ela queira se sentir sempre bela e atraente. O fato é que, para a mulher moderna, o grande desafio é poder conciliar todos esses fatores no corre-corre da carreira profissional. Mas, não é que ela consegue? Os centros de estética, os novos tratamentos e tecnologias estão aí para contribuir com uma gama de produtos e serviços especializados para este segmento da população.
E a participação feminina não cresce apenas no mercado de trabalho ou mesmo como consumidoras. O mundo dos negócios também apresenta ótimas oportunidades de crescimento, tanto que muitas encontraram, no atendimento a essas demandas básicas, uma forma de ganhar a vida e, ao mesmo tempo, obter satisfação pessoal fazendo aquilo de que se gosta. São esteticistas, dermatologistas, consultoras de moda, empresárias de grifes, vendedoras, chefs de cozinha e tantas outras profissionais (inclusive liberais) que não tiveram medo de arriscar e investiram o que tinham num sonho, projeto ou numa ideia que acabou dando certo.
Em Nova Friburgo, cidade onde o setor vestuário é forte e a gastronomia é um dos principais atrativos turísticos, sem falar nos espaços dedicados à promoção da saúde e bem-estar, existem muitas histórias de sucesso. E para reconhecer e valorizar o trabalho dessas mulheres a Faculdade Santa Dorotéia lançou o Prêmio da Mulher Empreendedora 2011. Nesta edição, são 12 as categorias nas quais elas podem se candidatar: Moda, Saúde e Beleza, Gastronomia, Gestão, Educação, Tecnologia, Agronegócios, Comércio, Cultura e Arte, Responsabilidade Socioambiental, Comunicação e Engenharia, Arquitetura e Agronomia. As vencedoras ganharão troféus e brindes ofertados pelos patrocinadores.
As inscrições são feitas no site www.premiomulherempreendedora.com.br, onde estão disponíveis todas as informações pertinentes ao prêmio. As interessadas devem preencher a ficha e o questionário online, além de entregar a documentação exigida. O prazo vai até o próximo dia 17. Depois o site possibilitará que os internautas possam escolher as suas 12 candidatas, uma por categoria, e as três mais votadas pela comunidade serão as finalistas, que passarão à fase seguinte, quando serão avaliadas por uma comissão. O resultado final será anunciado na noite de premiação, em 29 de junho, em evento a ser realizado no Teatro Sania Cosmelli, anexo à Faculdade Santa Dorotéia.
Ainda de acordo com o regulamento, para a votação os internautas terão acesso no site oficial às informações como nome e foto, atividades desenvolvidas e suas justificativas para merecerem o voto. Já a comissão, que contará com o suporte de dois consultores, terá a atribuição de analisar, através das respostas do questionário e das visitas de campo, critérios como a busca de oportunidades e iniciativa, a exigência de qualidade e de eficiência, capacidade de correr riscos calculados, persistência, comprometimento, estabelecimento de metas, busca de informações, planejamento e monitoramento — todos comportamentos empreendedores que muitas mulheres têm de sobra.
Aliás, segundo pesquisas, no Brasil as mulheres superaram os homens quando o assunto é empreendedorismo por oportunidade, aquele que é planejado e consistente: 53,4% das pessoas que estão à frente de negócios deste tipo são do sexo feminino. Esse é um dado interessante porque corrobora com a ideia de que a mulher já não deve ser mais vista como o “sexo frágil”. Mesmo porque, como se vê, ela não foge à luta e ainda é capaz de enfrentar, muitas vezes, uma dupla rotina, em casa, ainda mais quando se tem uma família para criar. Por isso agora é a hora das mulheres empreendedoras de Nova Friburgo mostrarem o seu valor.
O prêmio
O Prêmio Santa Dorotéia da Mulher Empreendedora 2011 é uma iniciativa da Labore Consultoria e Eventos, do Núcleo de Inovação e Empreendedorismo Santa Dorotéia e está sendo reeditado pela Labore Consultoria & Eventos. Mais informações podem ser obtidas com o professor Luiz Borges, coordenador do projeto, através do e-mail borges.luiz@ibest.com.br ou diretamente na Faculdade Santa Dorotéia, situada na Rua Monsenhor Miranda 86, Centro.
O patrocínio é da Unimed, Fisk Centro de Ensino, Target Comunicação, HN Comunicação Visual, S2 Sistemas e Software, Floricultura Nelson, Rangel Mármores e Granitos, Móveis Gazoni, Arte Interior Decorações, Gourmet Brazil, Clicar Hitech Oficina Mecânica, Leonardo Alves Design & Internet, F2 Fernando Ferreira Fotografia, Habitare Apart Hotel, Clube Diva, Fraber Dermocosméticos, Frilog, Lokasom, Destak e Tim Phenix. O apoio é do Sebrae, da Associação Comercial (Acianf), do Grupo de Mulheres Empreendedoras. A mídia oficial é A VOZ DA SERRA, Luau TV e Programa Revista Clipper.
Deixe o seu comentário