As empresas que não assinaram sua adesão ainda podem participar da campanha de renegociação de dívidas “Seu nome limpo”, realizada pela Câmara de Dirigentes Lojistas e pelo Sindicato do Comércio Varejista de Nova Friburgo com objetivo de reduzir os índices de inadimplência no comércio da cidade até o Natal. A campanha conta com apoio da Rede InterTV, do jornal A Voz da Serra, das rádios Sucesso FM e Nova Friburgo AM e da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Nova Friburgo.
O presidente da CDL e do SinComercio, Braulio Rezende, esclarece que as empresas podem continuar aderindo, já que a campanha vai vigorar até dezembro. A divulgação em rádio e TV começa neste fim de semana, com filme e spot que convidam os consumidores a procurarem as lojas onde possuem débitos em atraso para uma renegociação baseada no corte total de juros.
“Juro zero é o requisito básico da campanha e o maior atrativo para os consumidores inadimplentes. Eles sabem que precisam limpar seus nomes para voltarem a comprar a prazo. E nada mais indicado do que essa renegociação acontecer agora, pois vai permitir aos consumidores acertarem sua situação antes do Natal”, salienta Braulio Rezende.
A CDL e o SinComercio estão distribuindo adesivos de identificação às lojas participantes, que poderão usar também a logomarca “Seu nome limpo” em anúncios próprios ou na correspondência enviada aos consumidores. Os empresários não têm gastos para aderir à campanha e estão livres para estabelecer as demais condições de renegociação, acrescenta o presidente das entidades do comércio.
“A única exigência é o corte de juros sobre o montante das dívidas”, reitera ele. “As formas de refinanciamento e pagamento são definidas pelas empresas, de acordo com suas possibilidades. Quem ainda não se associou à CDL ou ao SinComercio basta entrar em contato conosco para providenciar a filiação e participar da nossa campanha”.
Braulio Rezende revela que a ideia de mobilizar os empresários lojistas surgiu quando ele verificou uma elevação sem precedentes no número de registros incluídos no Serviço de Proteção ao Crédito (SPC). A inadimplência na cidade, que nunca havia aumentado mais de 15 por cento ao ano, em 2012 cresceu 45 por cento de janeiro a setembro, na comparação com igual período de 2011.
“Este é um panorama comum à maioria dos municípios brasileiros, muito provavelmente surgido com a facilitação do crédito. Aqui em Nova Friburgo, decidimos tomar uma atitude para ajudar os consumidores a renegociarem suas dívidas e os lojistas a receberem pelo menos parte do que lhes é devido. Assim, vamos contribuir para um Natal melhor em nossa cidade”, finaliza o presidente da CDL e do SinComercio.
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