Quase 800 consumidores acertaram seus débitos no comércio de Nova Friburgo em novembro. Na avaliação do presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e do Sindicato do Comércio Varejista (SinComércio), Braulio Rezende, este número se deve à campanha de renegociação de dívidas “Seu nome limpo”, promovida desde outubro pelas duas entidades com objetivo de reduzir os índices de inadimplência na cidade antes do Natal. A campanha, que vigora até 15 de dezembro, conta com apoio da Rede Inter TV, do jornal A Voz da Serra, das rádios Sucesso FM e Nova Friburgo AM e da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Nova Friburgo.
Braulio Rezende informa que, no primeiro mês, cerca de 800 pessoas quitaram débitos e tiveram seus nomes retirados do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC). Para dezembro, a expectativa da CDL e do SinComércio é de que mais mil clientes procurem as lojas para renegociar suas dívidas.
“Acreditamos que, ao final, nossa campanha irá beneficiar perto de três mil consumidores. Ela vem ajudando também as empresas do comércio a receberem parte das prestações em atraso e a movimentar a economia da cidade”, observa.
O presidente lembra que, à exceção do corte de juros, única exigência para adesão à campanha, os lojistas ficaram livres para definir as condições de renegociação. A CDL e o SinComércio se encarregaram da divulgação entre associados e para a imprensa, assim como da distribuição de adesivos de identificação aos participantes, que foram autorizados a utilizar a logomarca “Seu nome limpo” em anúncios próprios ou na correspondência enviada aos clientes.
Braulio Rezende acredita que as várias ações da CDL e do SinComércio irão contribuir para um bom desempenho do comércio de Nova Friburgo neste fim de ano. A partir do dia 13, as entidades voltam a realizar projeto musical para alegrar as ruas e animar os consumidores a fazerem suas compras de Natal nas lojas da cidade.
As apresentações ficarão sob a responsabilidade dos grupos Tom Sobre Tom, que abraçou a ideia desde o início, há oito anos; Os Bartira, que marcou presença em 2010 e 2011; e As Fulanas, que fará sua estreia no projeto. Outra novidade será o espetáculo infantil “A arte de brincar”, encenado por Maria Cybele, que, além de música, terá jogos, mágicas, fantoches e poesia. As apresentações serão realizadas em locais de grande circulação de pedestres, até o dia 24.
“Temos ainda o horário estendido do comércio e o policiamento ostensivo nas ruas, que solicitamos ao comandante do 11º Batalhão de Polícia Militar, tenente-coronel Marcelo Freiman. Este conjunto de iniciativas vai permitir que Nova Friburgo viva um ótimo Natal, com música, animação e segurança para todos”, acentua Braulio Rezende.
Graças a acordo firmado entre o SinComércio e o Sindicato dos Empregados no Comércio de Nova Friburgo, até o dia 8 as lojas podem funcionar até 20 horas e, do dia 9 ao dia 24, até 22 horas. O comércio pode abrir em todos os domingos de dezembro, também até 22 horas, e a partir de 9 horas nas segundas-feiras, quando normalmente é respeitada na cidade a Semana Inglesa.
Deixe o seu comentário