A Câmara de Dirigentes Lojistas e o Sindicato do Comércio Varejista de Nova Friburgo lançaram na manhã de terça-feira, 16, durante café da manhã na sede da CDL, a campanha de renegociação de dívidas “Seu nome limpo”, que objetiva reduzir os índices de inadimplência no comércio da cidade antes do Natal. A campanha conta com apoio da Rede InterTV, das rádios Sucesso FM e Nova Friburgo AM, do jornal A Voz da Serra e da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Nova Friburgo.
Presidente da CDL e do SinComercio, Braulio Rezende explicou, durante o lançamento, que a ideia de mobilizar os empresários lojistas surgiu quando ele verificou um crescimento atípico no número de registros incluídos no Serviço de Proteção ao Crédito (SPC). A inadimplência na cidade, que normalmente varia cerca de 15 por cento ao ano, vem surpreendendo desde o início de 2012 e atingiu elevação de 45 por cento de janeiro a setembro, na comparação com igual período de 2011.
“Em reuniões com nossos associados, decidimos tomar uma atitude para mudar este panorama, que não é exclusivo de Nova Friburgo. A situação é parecida em todo o Brasil, provavelmente em decorrência da facilitação do crédito. Fechamos, então, o formato da nossa campanha, que se baseia no corte de juros e pretende ajudar os consumidores a renegociarem as dívidas para retirarem seus nomes dos cadastros de inadimplentes”, comentou ele.
Braulio mostrou para os associados o filme publicitário que será veiculado na TV e os adesivos de identificação que já começaram a ser distribuídos entre os participantes. A campanha terá também mídia para rádio e facultará às empresas o uso da logomarca em anúncios próprios ou na correspondência enviada aos consumidores. O presidente da CDL e do SinComercio destacou a opção de atrelar a campanha à data mais importante do ano para o varejo.
“A campanha convida os consumidores a procurarem as lojas onde possuem débitos em atraso, lembrando a eles de que necessitam de seus nomes limpos se quiserem voltar a comprar a crédito. O Natal é a melhor data do nosso calendário, e não podemos deixar passar a oportunidade de movimentar o comércio da cidade neste momento”, assinalou o presidente.
À exceção do corte de juros, requisito básico da campanha, as demais condições para o refinanciamento serão definidas pelos participantes. Braulio Rezende observou que a adesão—que ainda pode ser feita—não gera custos para as empresas.
“O empresário não vai gastar nada e poderá estabelecer suas regras, como parcelar ou aceitar apenas pagamento à vista. Mas ele precisa ser associado à CDL ou ao SinComercio, e isso é muito simples de providenciar. Fundamental mesmo é participar, se unir às nossas entidades para realizarmos um bonito Natal em Nova Friburgo”, concluiu.
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