Setores da maternidade que deveriam estar interditados flagrados em funcionamento

Em visita surpresa, presidente da Comissão de Saúde da Câmara encontra barata, equipamentos quebrados e muita sujeira na cozinha, lavanderia e despensa
sexta-feira, 28 de junho de 2019
por Guilherme Alt (guilherme@avozdaserra.com.br)
O vereador Wellington Moreira (Foto: Henrique Pinheiro)
O vereador Wellington Moreira (Foto: Henrique Pinheiro)

Após a determinação judicial para interditar a cozinha, a lavanderia e a despensa do Hospital Maternidade Dr. Mário Dutra de Castro, o vereador Wellington Moreira, presidente da Comissão de Saúde da Câmara, flagrou os três setores em pleno funcionamento nesta quarta-feira, 26. A interdição foi resultado de uma ação do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro, através da Promotoria de Justiça da Infância e da Juventude de Nova Friburgo, até que sejam realizadas obras de conservação.  

“Desde 2017 estamos investigando o Hospital Maternidade. Após a interdição fiz uma visita surpresa ao local e constatei que os setores estavam em pleno funcionamento. Tudo que a justiça mandou interditar (lavanderia, cozinha e despensa), estava liberado. Todas essas dependências estão em estado precário”, garantiu o parlamentar. 

 Ainda segundo Wellington Moreira, os locais interditados apresentam sérios problemas como equipamentos em mau funcionamento, estado de conservação ruim e alguns com defeito, além da presença de insetos no local. O vereador também denunciou que um hospital particular estaria lavando as roupas do Hospital Maternidade e do Raul Sertã.

“Flagrei uma barata na cozinha (foto acima). A lavanderia está com seus equipamentos quebrados já há algum tempo. Desde então, toda a roupa suja de lá e também do Raul Sertã estão sendo lavados fora em outro hospital. A troco de quê esse hospital está fazendo isso? Onde está a licitação ou contrato? Qual o valor, caso estejam cobrando? Nós chegamos a ver, inclusive, roupa da enfermaria junto com a roupa de quem está em isolamento. Não há um controle”, questiona Wellington.

O vereador afirma que os problemas continuam acontecendo. Os funcionários do hospital estariam sem ter como almoçar e jantar. “Os pacientes almoçaram e jantaram normalmente, mas os funcionários ficaram um dia inteiro sem ter como se alimentar. Alguns tiraram do próprio bolso, outros receberam uma ajuda. Disseram que a partir desta sexta-feira, 28, tudo será acertado. Mas, de que forma? Como será feito? Através de licitação? Isso é caráter emergencial”, perguntou o vereador.

O que diz a prefeitura

Sobre a interdição dos três setores da Maternidade, a prefeitura informou que “a intimação chegou em 2016 e foi reiterada em 2018. Tão logo a Secretaria de Saúde recebeu a notificação, tomou as medidas para adequações. Processo esse que já está em fase de tramitação. Sobre a lavanderia, a nova secretária está apurando as informações relacionadas a esse serviço. E a respeito da alimentação dos funcionários, até hoje eles se alimentavam na própria maternidade. A partir de agora, as refeições dos funcionários serão fornecidas pelo restaurante popular da Prefeitura de Nova Friburgo.

Veja, na galeria abaixo, mais fotos das condições de setores da maternidade.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: saúde | Governo
Publicidade