Setor hoteleiro festeja altas taxas de ocupação nos meses de inverno

Diversidade de eventos; clima frio; férias escolares; redução da mídia negativa e feriados no Rio de Janeiro são razões apontadas para os bons resultados
quinta-feira, 25 de julho de 2013
por Márcio Madeira
Setor hoteleiro festeja altas taxas de ocupação nos meses de inverno
Setor hoteleiro festeja altas taxas de ocupação nos meses de inverno

"Se eu tivesse dez chalés a mais, todos eles estariam ocupados. Estamos trabalhando com uma grande fila de espera”, comemora Suany Seixas, dona da Pousada Luar da Serra, em Lumiar. E pensar que há cerca de um ano a mesma Suany considerava seriamente fechar o negócio diante das baixas taxas de ocupação que se estendiam desde as chuvas de janeiro de 2011. Resultados semelhantes são observados em todos os demais tipos de hospedagem ao longo de Nova Friburgo, de hotéis voltados ao turismo de negócios a outros mais temáticos. Por toda a cidade, são raras as suítes disponíveis, especialmente nos fins de semana de inverno.

"Os últimos meses realmente têm sido melhores”, analisa Júlio Dominguez, dono de dois hotéis na cidade. "No Dominguez Plaza nós trabalhamos muito com turismo de negócios e por isso estamos menos sujeitos a flutuações de estação. Mas, ainda assim, percebemos um aumento no movimento sempre que ocorrem eventos de maior porte, ou quando o clima esfria. É até curioso, porque eu tenho hotel desde 1971 aqui em Nova Friburgo, e antigamente a alta estação era no verão. Há algum tempo esse cenário se modificou”, analisa o empresário.

Graziela Gripp Amador, gerente do Hotel Sanjaya, é outra que confirma o impacto positivo do inverno para o setor hoteleiro do município. "O inverno certamente é a nossa melhor temporada. Não apenas pelo clima, que atrai muitos turistas de regiões mais quentes, mas também pelos festivais culturais promovidos aqui. Eventos dessa natureza são muito importantes para a cidade e ajudam muito a sobrevivência do setor hoteleiro”, explica. Graziela, no entanto, não vê na alta taxa de ocupação um sinal mais amplo de que o setor tenha se recuperado de forma mais consistente. "Nós temos trabalhado com uma média superior a 90% de ocupação, mas esta melhoria já era esperada. O inverno sempre traz um aumento sensível no número de hóspedes, especialmente quando o clima esfria de verdade, ou quando ocorrem festivais diversificados, como tem sido o caso deste ano. Seria importante que houvesse uma agenda de eventos mais ampla para fortalecer a ocupação também em outras épocas do ano”, opina.

Redução da mídia negativa

Fora do centro da cidade, por sua vez, os bons resultados do setor parecem encontrar explicações de naturezas diferentes. "Aqui em Lumiar o movimento tem sido muito bom desde o início deste ano”, afirma Suany Seixas. "Nos fins de semana nós estamos trabalhando sempre com um mínimo de 90% de ocupação, e nesta época de férias escolares o movimento cresce também durante a semana. O resultado está sendo muito melhor do que nos dois anos anteriores, e nós acreditamos que esse seja um reflexo da redução da mídia negativa a respeito da cidade, especialmente em relação ao clima. Aqui em Lumiar a ocupação não tem muita relação com os eventos realizados no centro da cidade, porque em geral os hóspedes vêm aqui buscando justamente um pouco de isolamento, de paz e contato com a natureza. O potencial turístico da região é muito grande e nós já estamos construindo mais dois chalés para poder atender a tantos pedidos de reserva”, diz a empresária.

Com 42 anos de experiência na hotelaria de Nova Friburgo, Júlio Dominguez concorda com Suany e aponta outros caminhos para o fortalecimento do turismo na cidade. "É claro que as más notícias tiveram um impacto negativo sobre o turismo, mas elas só podem ser combatidas com investimentos estruturais e a promoção correta dos vários eventos que são realizados por aqui. Nova Friburgo realiza muitos encontros interessantes, que não são divulgados como deveriam. Nós precisamos dedicar mais atenção à promoção de nossos eventos e atrativos turísticos, a exemplo do que fazem algumas cidades vizinhas”, ressalta o empresário.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Turismo | hotelaria
Publicidade