Sessenta crianças da rede municipal de ensino de Teresópolis receberam óculos gratuitos, doados pelo Sistema Firjan, após uma série de exames em quase três mil crianças. A cerimônia de entrega dos óculos ocorreu no Teatro Municipal de Teresópolis, na última quinta-feira, dia 26, com a participação de pais, professores e autoridades, deixando os presentes bastante emocionados. A deficiência visual é um dos fatores que colaboram fortemente para a diminuição do rendimento escolar.
“Essa parceria com a Prefeitura marca a presença da Firjan no município de Teresópolis. É importante que possamos continuar o trabalho em prol do desenvolvimento econômico e social no município, inclusive com a participação dos empresários na Comissão Municipal do Sistema Firjan que mantemos em Teresópolis”, ressaltou Carlos José Ieker, presidente da Firjan no Centro-Norte Fluminense, na qual está incluído o município de Teresópolis. “Fico muito feliz em ter a Firjan aqui. Esta parceria é muito boa para o município. Agradeço o emprenho da doutora Gisele Senise [chefe do setor de saúde do SESI-Nova Friburgo] junto com a equipe, que fez um brilhante trabalho”, afirmou o prefeito Jorge Mário.
“Às vezes, o professor em sala de aula, vê que alguma coisa está errada na aprendizagem da criança e a gente nota que um simples óculos pode ser a solução de um problema na base da educação”, disse a secretária de Educação, Magali Tay-Sohn de Almeida. “É uma satisfação quando a gente vê os resultados desse Programa do Sistema Firjan. Ocorrem mudanças no rendimento escolar, nas rotinas em casa e até nas atividades de lazer das crianças”, afirmou o médico Sérgio Bastos, diretor de Saúde do Sistema Firjan.
Os testes de acuidade visual foram realizados, por profissionais do Sesi, em 2.700 crianças da rede municipal de ensino. Nesta bateria de exames, 210 alunos foram encaminhados para consultas oftalmológicas. Infelizmente, 50 mães não compareceram com os filhos às consultas marcadas, tendo sido realizado exame oftalmológico em 160 crianças, o que resultou nos 60 alunos com indicação para uso de óculos.
“Há muitas crianças com distorções visuais. Especialmente, as crianças com déficit motor ou que nasceram de parto prematuro têm grande incidência de deficiência visual. Por exemplo, uma delas tinha 14,5 graus num olho e 13 graus no outro, imagine a diferença que os óculos representarão na sua vida”, disse a doutora Gisele Senise, responsável pela implantação do programa no município.
Prestigiaram a cerimônia alguns representantes da Comissão Municipal da Firjan em Teresópolis: os empresários Helio Neves, Roberto Leverone, Darcy Dias e Sandro Dias, além do vereador Waguinho. Os profissionais envolvidos no programa, bem como todo o material utilizado nas consultas, foram custeados pelo Sesi/Senai-RJ.
Deixe o seu comentário