Sessão solene destaca que prevenção de doenças renais ainda é insuficiente

Reunião específica do Legislativo integrou ação do Instituto Renal Gabriel Calixto
sexta-feira, 10 de abril de 2015
por Jornal A Voz da Serra

A Câmara Municipal de Nova Friburgo realizou sessão específica sobre doenças renais na última terça-feira, 7 de abril, data na qual é celebrado o Dia Mundial da Saúde. Na ocasião compuseram a mesa o vice-presidente da Associação dos Diabéticos de Nova Friburgo (Adinf), Cláucio Ronaldo Pereira de Jesus; a chefe da equipe do Centro de Nefrologia Regional, que funciona anexo ao Hospital Raul Sertã, Drª. Gelsie Sorrentino Ennes; além de Amanda Calixto e Sarah Rufino Calixto, respectivamente presidente e vice-presidente do Instituto Renal Gabriel Calixto.

O vereador Cláudio Damião, responsável pela proposição da sessão, considerou o encontro produtivo. “A reunião foi bastante esclarecedora, graças à participação dos convidados. A Drª. Gelsie, por exemplo, falou sobre a doença renal crônica, suas causas e as consequências do seu agravamento, destacando também o impacto que esse quadro tem sobre a saúde pública do município. Foi igualmente interessante sua fala a respeito da falta de prevenção, e a forma como boa parte das pessoas chega a um diagnóstico tardio, em situações já de emergência e com necessidade de hemodiálise ou transplante de rins. Ficou claro que as pessoas deveriam ter um acompanhamento nas unidades básicas do município, para serem tratadas o quanto antes, evitando situações desta gravidade”.

As palavras do vice-presidente da Adinf também foram lembradas pelo vereador. “Cláucio Ronaldo foi muito feliz ao abordar questões como a falta de insulina, o surpreendente número de diabéticos no município em todas as idades, e a relação que existe entre as duas doenças. Seu depoimento reforçou ainda mais a necessidade de atitudes preventivas na busca por melhores condições de tratamento, e explicitou os problemas observados quando faltam insumos como a fita de glicemia ou a própria insulina. Na prática, é como se faltasse água no deserto, cedo ou tarde a pessoa acaba morrendo. Sem o devido controle do diabetes podem ocorrer agravamentos como a perda da visão ou de algum membro, e as consequências muitas vezes acabam levando à morte.”

Por fim, Cláudio destacou a participação de Amanda Calixto e Sarah Rufino Calixto, presidente e vice-presidente do Instituto Renal Gabriel Calixto. “Tempos atrás eu tive oportunidade de conceder o título de Utilidade Pública Municipal ao instituto, que também faz um trabalho nessa mesma linha. Orientando, aproveitando as datas que lembram o Dia do Rim para promover palestras e campanhas de informação, sempre trabalhando de maneira incansável em prol da prevenção”.

Saiba mais sobre o instituto
Jornalista falecido aos 32 anos em maio de 2011 em decorrência de complicações pós-transplante, Gabriel Calixto dá nome à instituição criada ano passado por seus familiares e amigos com o intuito de promover a conscientização sobre a importância da prevenção das doenças relacionadas aos rins.

O Instituto Renal Gabriel Calixto realizou nos meses de março de 2014 e 2015 a campanha Março Amarelo, em alusão ao Dia Mundial do Rim, celebrado na segunda quinta-feira do mês. Em 2015 o tema adotado foi: “Cuida dos seus rins”.
Há dez anos, a Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN) realiza campanhas de esclarecimento sobre o assunto. Em Nova Friburgo, ciclos de palestras no campus da Universidade Estácio de Sá, e mais tarde na sede da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL/NF), foram os eventos deste ano do IRGC, chamando a atenção para cuidados básicos que todos devem adotar.

Além das ações relacionadas ao Dia Mundial do Rim, o Instituto Renal Gabriel Calixto está preparando uma campanha permanente de conscientização das pessoas para que previnam potenciais problemas, através da adoção de hábitos simples, que podem evitar complicações de saúde e até mesmo a perda do rim.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: CMNF | saúde | Claudio Damiao
Publicidade