Arquivo de Notícias
Sessão na Câmara cria a Carta da Juventude
sábado, 17 de agosto de 2013
por Jornal A Voz da Serra
União Municipal de Estudantes, Centro de Referência da Juventude, fóruns das manifestações e maioridade penal fazem parte de documento criado a partir da reunião
A juventude friburguense foi protagonista da reunião específica realizada na quinta-feira, 15, na Câmara de Vereadores. A sessão para tratar de políticas públicas para a juventude, proposta do vereador Wanderson Nogueira, reuniu as esferas federal, estadual e municipal e ao fim foi elaborada a Carta da Juventude, com uma série de ações e metas voltadas aos jovens, que devem ser realizadas até 12 de agosto de 2014, quando se celebra o próximo Dia Internacional da Juventude.
Na plenária, estudantes defenderam a importância de que cada escola tenha um grêmio e a criação da União Municipal dos Estudantes (Umes). No âmbito universitário foi destacada a necessidade de manutenção na cidade dos cursos de formação de professores hoje ministrados pela Faculdade Santa Dorotéia e a implantação de cursos como o de Medicina. Ainda na educação, houve defesa dos cursos técnicos do Colégio Estadual Jamil El-Jaick e a ideia da criação de uma associação de guias turísticos.
A prevenção e recuperação dos jovens envolvidos com drogas e a criação de fórum para discussão da maioridade penal fizeram parte da plenária da segurança, que contou com uma série de dados apresentados pelo comandante do 11º Batalhão de Polícia Militar, Marcelo Freiman.
O esporte também foi colocado como aliado na prevenção e defendeu-se a implantação do Centro de Treinamentos de Rugby e Artes Marciais.
O superintendente estadual de Juventude, Tiago Santana, se disse feliz em ver reuniões como esta que unem as esferas de poder para construir uma agenda unificada em prol dos jovens. Demonstrou apoio para que Nova Friburgo tenha um Centro de Referência da Juventude e sugeriu que o município crie a Secretaria da Juventude.
Em vídeo, a secretária nacional da Juventude, Severine Macedo, destacou que a grande mudança começa por onde se vive, pelos municípios se colocando à disposição para a implantação dos programas federais voltados à juventude. Também ficou firmado um fórum para discutir as manifestações de junho, suas motivações, o agora e o futuro.
Todos os pontos apresentados fazem parte da Carta da Juventude, documento que será repassado às autoridades federais, estaduais e municipais. A homenagem a três jovens friburguenses pelo destaque na cultura, educação e esporte foi o momento mais emocionante da sessão. O ator, diretor e produtor Bernardo Dugin; o professor universitário mais jovem do país, Rodrigo Cariello, e o jogador do Santos, Rafael Galhardo, homenagem esta extensiva à família e ao irmão Marquinhos, falecido em recente acidente.
O vereador Wanderson Nogueira avaliou positivamente o encontro, ressaltando que a sessão não é fim, mas começo. "Temos agora um documento com metas a serem alcançadas até 12 de agosto de 2014. Construímos essa carta juntos e unidos tenho certeza de que daremos passo a passo com entusiasmo. A juventude quer participar como protagonista e estamos garantindo isso. As homenagens demonstram que a juventude friburguense está dando o exemplo e é farol. É, sem dúvida, um momento único”, encerrou.
Detran passa a assumir registro de contrato de financiamento de veículos
Medida reduzirá o valor da operação e a burocracia
Desde quinta-feira, 15, o Detran passou a realizar, por meio de sistema eletrônico próprio, o registro dos contratos de financiamento de veículos com cláusula de alienação fiduciária, de arrendamento mercantil e de compra e venda com reserva de domínio ou de penhor, serviço antes efetuado, no Estado do Rio de Janeiro, pelos cartórios de registro de títulos e documentos.
Pelo novo processo, o registro dos contratos será informado diretamente ao Detran pelas instituições credoras, que serão responsáveis pelo recolhimento ao departamento da taxa prevista em lei para a prestação deste serviço, no valor atual de R$ 22,73. Fica, desse modo, suspensa a obrigação de os adquirentes terem que ir ao cartório para a obtenção do registro. Anteriormente o valor cobrado pelos cartórios chegava a R$ 700.
O presidente do Departamento, Fernando Avelino, explicou que "trata-se de uma ação governamental, com forte benefício para a população do Estado, por reduzir custos ao consumidor final e lhe dar mais conforto, já que as operações serão efetuadas exclusivamente por via eletrônica entre a entidade credora e o Detran”.
Procuradores acompanharão ações de prevenção de desastres na serra
Um grupo de trabalho formado por 18 procuradores do Ministério Público Federal acompanhará nos próximos meses as ações que estão sendo feitas pelas autoridades públicas para prevenir desastres naturais no estado do Rio de Janeiro, como as chuvas que mataram quase mil pessoas na Região Serrana em 2011. O grupo se reuniu nessa sexta-feira, 16, com representantes das secretarias de Defesa Civil Nacional e Estadual.
Daqui a 15 dias está prevista uma reunião com o secretário estadual de Obras, Hudson Braga. Segundo a procuradora Luciana Gadelha, o Brasil gasta mais na recuperação de desastres do que na prevenção, o que provoca desperdício de recursos públicos e, mais importante, mortes. "No Brasil, o poder público tem uma cultura de só adotar medidas depois dos desastres”, criticou.
Segundo ela, o MPF quer saber como funcionam os sistemas de Defesa Civil, como é a comunicação à população, que obras vêm sendo realizadas para a prevenção, entre outras informações.
"Pretendemos atuar de forma coordenada e em parceria com o poder público no Estado e nos municípios. Nossa atuação será através de reuniões e, eventualmente, de recomendações ao Estado do Rio ou às prefeituras. Se as recomendações não forem suficientes, aí sim, entraremos com uma ação judicial [contra as autoridades]”, disse a procuradora.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Deixe o seu comentário