Sesquicentenário da Euterpe Friburguense

quinta-feira, 17 de janeiro de 2013
por Jornal A Voz da Serra
Sesquicentenário da Euterpe Friburguense
Sesquicentenário da Euterpe Friburguense

Faltando pouco mais de mês para comemorar 150º anos, no dia 26 de fevereiro, diretoria, músicos, maestro e demais adeptos da chamada “Família Euterpista” estão dedicados aos preparativos das festividades. Planejada para atravessar todo ano de 2013, a programação oficial terá sua primeira fase mês que vem, no transcurso do aniversário.
O avant-premiére do sesquicentenário será no domingo de carnaval, 10 de fevereiro, quando a Vilage no Samba abre o desfile com a homenagem à banda, com o enredo: “Vem ver a Vila passar tocando coisas de amor”. Primeira a desfilar, a Vilage está prevista iniciar sua apresentação na Alberto Braune, às 21h.
Depois do carnaval, o programa consta ainda de outros quatro eventos entre fevereiro e março. Acontecimento numa época desfavorável—uma vez que, sobretudo, este ano coincide com a proximidade do carnaval, além da ocorrência da transição administrativa do Município—, exige mais empenho e esforço de todos os envolvidos.

celebrando um legado
“É um desafio”, diz o presidente Francisco de Assis da Silva que, no entanto, ressalta a importância de se investir e buscar uma celebração à altura da data. “Afinal trata-se de um século e meio da existência da mais antiga banda de música do Brasil em atividade ininterrupta, sem parar um só dia. Precisamos valorizar esse fato, não só por nós e pelos que estão hoje na banda, mas pelo legado que isso representa para nossa cidade e mesmo para o Estado do Rio e por aqueles pioneiros de 1863, lideramos pelo maestro Samuel Antonio dos Santos”, destaca.
Nesta semana, um encontro da direção da Euterpe com o Secretário municipal de Cultura, Roberto Wermellinger, acompanhado do músico Giovanni Bizzotto, que integra a equipe de sua pasta, definiu algumas das principais ações conjuntas em que a Prefeitura será parceira desta celebração.
Realizada na manhã da segunda-feira, 14, na sede da Secretaria—a Casa da Cultura (antigo fórum Julio Vieira Zamith, na Praça Getúlio Vargas)—, além do presidente Assis, do secretário e seu assessor, o encontro contou com as participações do maestro Nelson José da Silva Neto, do jornalista Girlan Guilland, coordenador do projeto “Rumo aos 150 anos” e do consultor de cultura da banda, Thiago Mello.
Os interessados em acompanhar as principais atividades, também têm à disposição a fanpage e o site da Euterpe, totalmente reformulado, nos respectivos endereços: www.facebook.com/BandaEuterpeFriburguense e www.bandaeuterpe.com.br.

Agradecimento do Prefeito
Mas o primeiro compromisso da Euterpe Friburguense, este ano, foi exatamente no dia 1º de janeiro, atendendo convite das autoridades municipais: a participação na solenidade de transmissão de cargo ao chefe do Executivo.
Neste sentido, o prefeito Rogério Cabral dirigiu uma correspondência, datada do último dia 14, em agradecimento à agremiação por sua presença na cerimônia. Na integra, a carta direcionada ao presidente Assis diz o seguinte: “Ilustríssimo Senhor Presidente, com meus cumprimentos, sirvo-me do presente para manifestar meu pessoal agradecimento pela honrosa e brilhante participação da Sociedade Musical Beneficente Euterpe Friburguense, na cerimônia de transmissão de cargo de prefeito, no ultimo dia 1º de janeiro, nesta Prefeitura Municipal de Nova Friburgo.
“Neste ano, em que a querida Euterpe Friburguense completa 150 anos de existência, toda a comunidade friburguense se orgulha por esse verdadeiro patrimônio cultural, sempre presente e atuante, cingindo de beleza e harmonia nossas comemorações e eventos oficiais, sociais e religiosos.
“Dessa forma, foi profundamente significativo receber a chave da cidade, sob os acordes da gloriosa Euterpe Friburguense, dando início a essa gestão que pretendemos ser de reconstrução de Nova Friburgo, sobre bases sólidas de justiça, seriedade e probidade com o patrimônio público.
“Assim, pessoalmente e em nome de toda a equipe de trabalho, reitero nossos sinceros agradecimentos.
“Renovando protestes de elevada consideração e respeito, subscrevo-me. Rogério Cabral - Prefeito”.

Primeiros eventos
Além do desfile da Vilage no carnaval, contando com a participação de músicos, diretores e demais euterpistas, a primeira fase do programa consta de sessão solene comemorativa da Câmara Municipal, no dia 19/01, às 19h, por proposição do vereador e líder do governo no Legislativo. No domingo, 24/01, às 11h, missa na capela do Colégio Anchieta; no dia 26/01, alvorada festiva às 8h da manhã; almoço da Diretoria e músicos, na sede e Sessão solene às 20h, também na sede, com a participação de convidados especiais e autoridades.
No dia 10 de março, além de Concerto especial da banda, às 11h, no Teatro Municipal (Suspiro), haverá solenidade no Salão Social do Country Clube, a partir das 13 horas, para a entrega das comendas “Embaixadores do Sesquicentenário” às 150 personalidades friburguenses e nacionais a serem homenageadas pela Euterpe.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade