Sesi promove curso de nutrição para merendeiras da rede municipal de ensino

quinta-feira, 14 de outubro de 2010
por Jornal A Voz da Serra

O lixo domiciliar no Brasil é composto 60% de comida, o que representa a cada ano um volume de 26,3 milhões de toneladas de alimentos desperdiçados. Neste contexto, o aproveitamento integral do alimento pode ser a saída para contornar o problema. Pensando em ajudar a promover uma alimentação de alto valor nutritivo e baixo custo, o Serviço Social da Indústria (Sesi) lançou há alguns anos o programa Cozinha Brasil. Em cozinhas montadas dentro de unidades móveis ou cozinhas fixas dentro das empresas, nutricionistas do Sesi estimulam o pleno uso de alimentos disponíveis, orientando grupos de alunos quanto à melhor forma de preparo, sob a ótica da nutrição, higiene, cultura, recursos naturais e não desperdício.

Desta forma, foi firmada parceria entre o Sesi Nova Friburgo e a Secretaria Municipal de Educação para atender às merendeiras da rede municipal com o Cozinha Brasil. O curso aconteceu ontem, 13, e prossegue hoje, 14, no Ciep de Olaria, das 8h às 17h, com a pretensão de formar duas turmas com 60 alunos cada.

Neste dia 15, o programa Cozinha Brasil estará no Sesi Vila Amélia para formar mais uma turma, desta vez aberta ao público em geral. Para tanto, basta fazer a inscrição no Sesi ou no Senai, sendo totalmente gratuita.

O projeto

O projeto foi delineado a partir do trabalho de nutricionistas do Sesi, que pesquisaram preços em feiras livres e supermercados, testando receitas. O resultado está em um livro contendo cem receitas que estimulam ao aproveitamento integral dos alimentos, além das aulas práticas de educação alimentar, que visam também a elevar o nível de saúde de populações de baixa renda.

Receitas como quiche de casca de abóbora, bolo de casca de banana, esfiha de folhas de couve-flor e rocambole nutritivo (aproveitamento total da berinjela) nasceram assim.

Ao final do curso os alunos recebem o livro com cem receitas, certificado de participação e um kit contendo touca, avental, bloco e pasta. Para receberem todo o material e o certificado, os alunos precisam assistir a dez horas de curso. Caso algum aluno tenha algum compromisso em seu horário de aula, poderá assistir com a outra turma.

Crescimento populacional e impacto alimentar

Dados da Organização das Nações Unidas (ONU) revelam que, por volta dos anos 2050, a Terra terá mais quatro bilhões de pessoas, chegando ao patamar de dez bilhões de seres humanos. Os números assustam, já que, atualmente, cerca de 800 milhões de pessoas, sobretudo nos países em desenvolvimento, sofrem de subnutrição crônica ou de má nutrição aguda. Também se chega à avaliação de que, nesse ritmo, seria necessário duplicar a quantidade de alimentos hoje disponíveis.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade