O Programa Sesc Meio Ambiente continua a todo vapor na instituição local (Avenida Presidente Costa e Silva 231, Duas Pedras). Uma das atrações que o Sesc oferece é a exposição Paisagens Cósmicas, composta por 40 banners com imagens do universo. Também pode ser visto o documentário De olho no céu, com duração de 60 minutos, dividido em sete temas principais, com texto narrado, comentários de especialistas e vários elementos visuais, como animações, simulações computadorizadas, resultados científicos e observações. Os temas são Novas visões do céu, Maior é melhor, Tecnologia de resgate, Da prata ao silício, Vendo o invisível, Além da Terra e Qual o próximo passo?. Hoje, 22, o Sesc oferece uma novidade: o planetário móvel. É uma grande cúpula inflável, onde imagens do céu noturno são projetadas e os participantes podem observar e entender os movimentos celestes.
O planetário simula movimentos radiais, dando aos participantes a impressão de que realmente estão atravessando o espaço interestelar. O atendimento é feito em oito sessões, com duração média de 45 minutos. A capacidade máxima é de 70 alunos por sessão e essa atividade precisa ser agendada com antecedência.
Ainda sobre este tema, no sábado, 24, às 18h, haverá palestra com o professor astrofotógrafo José Carlos Diniz, atual presidente do Clube de Astronomia de Nova Friburgo (Canf). Diniz abordará os movimentos do sol, dos planetas, da lua, identificação do céu em diferentes épocas do ano, bem como uma visão da astronomia contemporânea. Nessa mesma noite, após a palestra de Diniz, haverá observação noturna, com identificação de estrelas e constelações a olho nu e com auxílio de telescópios e lunetas.
Deixe o seu comentário