Flávia Namen
Uma boa opção para quem quer economizar e inovar no cardápio natalino este ano é participar da oficina de culinária que o Sesc promove sábado, 11, a partir das 14h. Com entrada franca, a oficina ensinará aos participantes uma série de receitas saborosas, econômicas e fáceis de fazer para serem saboreadas neste fim de ano. As inscrições estão abertas a quem quiser participar e o único requisito é ter idade mínima de 16 anos.
Intitulada “Ceia de Natal Alternativa”, a oficina será ministrada pela equipe de nutrição do Sesc Rio e dará um enfoque especial à utilização integral dos alimentos. O objetivo é mostrar aos participantes como transformar as partes não convencionais dos alimentos em receitas doces e salgadas muito nutritivas.
Outra proposta da oficina é oferecer uma opção saudável de cardápio para quem quer evitar os excessos gastronômicos que costumam ser cometidos pela maioria das pessoas durante o período de festas. Isso porque já é uma tradição das famílias brasileiras comemorar a noite de Natal com uma ceia repleta das calóricas receitas natalinas tradicionais, muitas inapropriadas para o nosso clima tropical. “Temos a tendência de copiar o Natal dos europeus e americanos, com pratos que não combinam com a nossa estação”, observa a coordenadora de Nutrição do Sesc Rio, Lilian Gullo.
Um cardápio repleto de pratos nutritivos, saborosos e baratos
Entre as delícias que serão ensinadas durante a oficina estão torta colorida de bacalhau, quiche cremosa de casca de abóbora, salada crua com molho de linhaça, terrine de casca de frutas e um colorido arroz de Natal. Destaque também para as receitas sem glúten, como panetone e rabanadas, para quem é alérgico ao produto. A bebida não foi esquecida pela equipe do Sesc, que ensinará um refrescante ponche de frutas com guaraná.
Promovidas desde 2002, as oficinas vêm conquistando um número crescente de participantes. “A cada ano temos tido uma adesão maior de pessoas em busca de uma alimentação mais saudável”, explica Lílian. Uma das razões para isso, segundo ela, é que as oficinas ensinam os participantes a melhorar a qualidade nutricional dos pratos através do aproveitamento integral dos alimentos. “Nossas receitas são ideais para quem quer aumentar o consumo de fibras, vitaminas e minerais, essenciais para a manutenção da boa saúde”, diz a nutricionista.
O baixo custo das receitas é outro fator que vem garantindo a crescente procura pelas oficinas, que reúnem não só donas de casa como muitos jovens e homens. “São pessoas em busca de mais qualidade de vida e de sugestões econômicas. Prova disso é que por apenas R$ 11,20 é possível preparar um saboroso panetone, que serve até oito convidados”, destaca Lílian.
Vale destacar que as vagas para a oficina são limitadas e devem ser feitas o quanto antes. O Sesc fica na Avenida Presidente Costa e Silva 231, Duas Pedras. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 2543-5000.
Deixe o seu comentário