Sesc oferece oficinas gratuitas para fim de ano mais saudável

segunda-feira, 09 de dezembro de 2013
por Jornal A Voz da Serra

Que o Natal e o Ano-Novo estão cheios de tentações culinárias ninguém pode negar. Mas o que não dá para esconder também é que boa parte do cardápio tradicional do período é bem calórico e não muito saudável. Para aproveitar as festas de maneira sadia e saborosa, o Sesc promove neste mês de dezembro oficinas gratuitas para uma ceia de fim de ano recheada de alimentos funcionais e com aproveitamento integral dos produtos. 

A série de oficinas começa neste sábado, 7, a partir das 14h. As inscrições podem ser feitas pelo telefone 2543-5000 ou diretamente na unidade (Avenida Presidente Costa e Silva 231, Duas Pedras). O único requisito é ser maior de 14 anos.

E, o melhor: além de ser de graça, no fim da aula há degustação dos pratos. 

Os alunos aprenderão a preparar arroz alternativo, com legumes e ervas frescas; um bolo trufado de cacau e tofu (queijo de soja); e ponche tropical, com suco de uva integral no lugar do vinho. E tem mais: que tal trocar a salada de maionese por uma saudável e refrescante salada de quinoa temperada com hortelã? E para a sobremesa, uma cheesecake com ricota e massa de aveia e nozes? Estas e outras receitas estão no roteiro das aulas. 

 

O que são alimentos funcionais?

O conceito "Funcional” surgiu no Japão em meados da década de 80, e nos anos 90 recebeu a designação em inglês de Foshu (Foods for Especific Health Use). Refere-se a alimentos que além de fornecerem energia para o corpo e uma nutrição adequada, produzem efeitos que proporcionam benefícios à saúde, auxiliando na redução e prevenção de doenças. O consumo de alimentos funcionais é considerado a melhor alternativa para evitar o aparecimento de doenças como câncer, hipertensão e pressão alta, e desfrutar de uma vida com mais qualidade.

Vale destacar que o objetivo das oficinas do Sesc é mostrar e ensinar receitas saborosas com esses alimentos, incentivando o seu consumo. Além disso, são receitas de fácil execução (todas foram testadas), acessíveis financeiramente e que podem ser feitas em datas especiais e também no dia a dia. Com a difusão destas técnicas, o Sesc também busca a conscientização das pessoas para o aproveitamento integral dos alimentos, evitando ao máximo o desperdício.

 

   

A salada de quinoa e o ponche tropical estão entre as delícias que serão ensinadas durante as aulas


CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade