Sesc apresenta mostra sobre evolução das espécies de Darwin

quinta-feira, 20 de agosto de 2009
por Jornal A Voz da Serra

Nesta quinta-feira, 20, o Sesc apresenta a mostra Evolução e Diversidade, em comemoração aos 200 anos de nascimento do cientista Charles Darwin. Em circuito por 14 unidades do Sesc Rio, a mostra é fruto de uma parceria com o Circuito Ver Ciência e reúne uma seleção de 19 vídeos abordando os 150 anos da ousada e desafiadora teoria das espécies.

Para este mês estão programadas duas exibições no teatro do Sesc: A Revolucionária Ideia de Darwin, 20, e E como fica Deus?, no dia 27. Ambas as exibições acontecem às 14h. Em setembro serão mais cinco filmes - A Corrida Armamentista da Evolução, Macacos Geniais, Galápagos: As Ilhas que Mudaram o Mundo, Genética, Ervilhas no Campo e Espaço Aberto: 150 anos da Teoria das Espécies.

Para alguns acadêmicos, a ideia da seleção natural proposta por Darwin é merecedora de prêmio, ganhando disparado das teorias de Newton e Einstein por sua característica de unir duas questões absolutamente opostas: o mundo da matéria e do movimento sem qualquer utilidade ou propósito, e o mundo da utilidade, propósito e beleza. Este é o tema discutido em A Revolucionária Ideia de Darwin, que debaterá a questão limítrofe sobre quem somos, do que somos feitos e qual o significado de nossas vidas, até onde a ciência puder responder a esta pergunta. A narrativa faz o retrospecto da vida de Darwin, dramatizada no ambiente de sua época, com cientistas e pesquisadores de renome, de todos os cantos do mundo.

Já o filme E como fica Deus? trata do conflito formado entre fundamentalistas cristãos e professores da cidade Lafayette, no estado de Indiana, EUA, sobre as ameaças que a teoria da evolução de Darwin oferece ao futuro da religião, assim como a reação inversa. Até que ponto o debate Criação versus Evolução pode prejudicar a educação?

O Sesc fica na Avenida Presidente Costa e Silva 231, e as sessões de cinema são gratuitas. Mais informações pelo telefone 2543-5000. 14 ANOS

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade