Servidores públicos de Nova Friburgo e Teresópolis participaram de um Curso de Comunicação Não Violenta (CNV), realizado pela ONG Care Brasil até a última quarta-feira, 21, no auditório da Secretaria de Saúde de Teresópolis. A iniciativa integrou o projeto de Redução de Risco de Desastres (RDD) desenvolvido pela ONG na Região Serrana para fortalecer a capacidade de líderes comunitários, estudantes, funcionários públicos e formadores de opinião de responder a tragédias naturais.
O curso reuniu 58 servidores, indicados pelas prefeituras e defesa civil das duas cidades. O grupo aprendeu algumas técnicas e recursos para a prática e o diálogo mais amistoso com a população diretamente afetada pelos eventos climáticos. O objetivo é que o servidor possa, com mais segurança e habilidade, promover uma melhor colaboração dos cidadãos nas resoluções dos conflitos, entendendo que sua participação no processo é muito importante.
As aulas foram ministradas pelo consultor internacional em CNV e Práticas Restaurativas, Dominic Barter. Ele trabalha com mediação de conflitos e desenvolve projetos e capacitações no Brasil e no exterior para governos, empresas, grupos diversos e para a Organização das Nações Unidas (ONU).
Vale destacar que a União Europeia, por meio do Departamento de Ajuda Humanitária da Comissão Europeia (European Commision Humanitarian Aid Departament—ECHO), está investindo no trabalho da Care Brasil em prevenção e redução de riscos de desastres na região. As ações da organização na Região Serrana também são possíveis graças ao investimento de indivíduos e ao financiamento de diversas empresas multinacionais. Mais informações sobre o trabalho desenvolvido pela Care Brasil podem ser obtidas através do site www.care.org.br.
Deixe o seu comentário