(SECOM) O governo municipal, por meio da Secretaria de Serviços Públicos, em parceria com o governo do estado do Rio de Janeiro, entregou na tarde de 6 de dezembro o certificado de conclusão do curso de alfabetização aos agentes de limpeza da Prefeitura Municipal de Nova Friburgo. Dezoito alunos, dos 42 iniciais, com idades que variam de 43 a 64 anos, receberam seus diplomas e, emocionados, conseguiam lê-lo.
Segundo o prefeito Sérgio Xavier, “esse é um excelente projeto, que veio para auxiliar e valorizar o ser humano como um todo, principalmente no que diz respeito à emancipação através da alfabetização, independentemente da idade, pois todo cidadão tem o direito de receber conhecimento. Isso, na verdade, os prepara não só para o concurso que será realizado em 2013, mas também para a própria vida”, completa.
O prefeito eleito Rogério Cabral, que esteve presente à cerimônia de entrega dos certificados, disse que “projetos como esse, que são bons para a população e para os funcionários, devem ter continuidade e, no que puder, vamos melhorar e ampliar o que está dando certo. Esse é o meu desejo”, enfatiza.
Para o secretário de serviços públicos, Alexandre Cruz, o resultado do curso de alfabetização foi o melhor possível. “Quando o projeto começou em 28 de fevereiro de 2012, nós imaginávamos que seria difícil, pois são pessoas simples e muito modestas; muitos também achavam que era apenas um projeto político. Mas, ao contrário, este é um projeto que visa a valorização do ser humano e provamos que todas as pessoas são capazes e que têm um potencial muito grande, apesar de a vida não ter dado muitas oportunidades a elas. Nesse momento, depois de dez meses estudando na Sala de Estudos Sebastião Pacheco, localizada no Galpão do Trabalhador da prefeitura, ficou constatado que o projeto ‘Lápis no Papel’ veio para ficar sem dúvida nenhuma e o desejo é de que ele seja ampliado. Hoje, chegamos à conclusão dessa primeira turma do Curso de Alfabetização de 2012, vendo essas pessoas com brilho nos olhos. Isso é muito gratificante.”
O secretário de Esportes, Renato Satyro, que também esteve presente à cerimônia representando o governo municipal, falou da dura jornada de trabalho dos alunos, parabenizou a todos os que chegaram ao final e os incentivou a seguirem estudando.
A professora de jovens e adultos, Aline Ferreira, disse que a sua experiência aqui em Nova Friburgo foi muito gratificante, porque encontrou aqui “pessoas que nunca tinham ido à escola. Trabalhavam o dia inteiro e ainda tinham disposição de estudar e iam para a Sala de Estudo com vontade e se dedicaram muito. Eles, na verdade, estão realizando um sonho. Mesmo tendo havido desistências, foi muito positiva a experiência do projeto ‘Lápis no Papel’ e nós pretendemos continuar, porque agora vai vir o concurso de 2013 e já estou sendo procurada por muita gente com esse intuito, por terem constatado que a alfabetização será importante na vida deles”.
O agente de limpeza Mariano Ribeiro, 64, afirmou: “Essa foi uma ótima oportunidade para estudar e tomar conhecimento de muitas coisas que não sabia e pretendo continuar estudando. Aprender a ler e a escrever mudou muito a minha vida e quero aprender muito mais. Eu estou muito feliz”. Já a aluna Josefa Dias dos Santos, 43, disse: “Há muitos anos não estudava, mas depois que passei a vir ao colégio da prefeitura estou me sentindo muito melhor e agora leio qualquer coisa. Tomara que as aulas nunca acabem.”
Deixe o seu comentário