Serraria afirma que não precisa de documento de origem para transportar eucaliptos

domingo, 01 de março de 2015
por Jornal A Voz da Serra

Em reportagem veiculada na edição da última quarta-feira, 25, constava a informação de que um caminhão carregado com toras de madeira da Serraria Melodia havia sido abordado por agentes da Unidade de Polícia Ambiental do Parque dos Três Picos (Upam), de Cachoeiras de Macacu, que constatou que a carga não apresentava o Documento de Origem Florestal (DOF).

A Serraria Melodia entrou em contato com o jornal para corrigir a informação veiculada. O representante da empresa afirma que possui licença ambiental para operar e que o pedido do DOF feito em relação ao carregamento em questão não era pertinente, já que as madeiras da carga eram eucaliptos, espécie não nativa e que, portanto, não necessita do tal documento. 

Segundo o site do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), o DOF "é a licença obrigatória para o controle do transporte e armazenamento de produtos e subprodutos florestais de origem nativa”. Já madeiras como o pinus e o eucalipto não são subordinadas ao DOF por serem não nativas e, portanto, a comercialização e o transporte destas podem ser feitos sem o documento. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade