A candidata de Lula, a petista Dilma Rousseff, esteve próxima de ganhar a eleição presidencial no primeiro turno ao obter pouco mais de 46% dos votos válidos no país. Ela, no entanto, terá que disputar o segundo turno contra o tucano José Serra, que ficou com 32,6% dos votos, mas acabou beneficiado pelo crescimento da verde Marina Silva, com 19,3% dos votos. Os outros seis candidatos somaram pouco mais de um por cento.
Uma das surpresas eleitorais em Nova Friburgo domingo, 3, foi a vitória de José Serra. Aqui na serra o tucano obteve 41.269 votos (39,02%). A petista, que ganhou na grande maioria dos municípios brasileiros, ficou em segundo lugar em Nova Friburgo, terra natal de sua mãe. Dilma teve 31.733 votos, 30% do eleitorado friburguense. Por pouco Dilma não foi suplantada também por Marina Silva (PV) que, na última hora, também cresceu em Nova Friburgo. Ela teve 30.984 votos (29,29%).
Longe, muito longe dos três principais candidatos à sucessão presidencial, foi a votação de Plínio Arruda Sampaio (Psol) em Nova Friburgo, com 1.112 votos. Os outros cinco presidenciáveis tiveram inexpressiva votação na cidade: nenhum deles passou de mil votos.
O candidato Zé Maria (PSTU) teve 229 votos, um a mais do que Eymael (PSDC). Ivan Pinheiro (PCB), o único a visitar a cidade na campanha, só convenceu 136 eleitores friburguenses. Levy Fidélix (PRTB), em antepenúltimo, conquistou 67 votos. Apenas oito eleitores cravaram o nome de Rui Costa Pimenta (PCO) - último colocado em Nova Friburgo e também na totalização do país.
Deixe o seu comentário