Serra Fluminense recebe Fórum Regional de Fortalecimento do Turismo

Representantes de 16 municípios debateram formas de divulgar seus atrativos e receber mais visitantes
quinta-feira, 25 de maio de 2017
por Jornal A Voz da Serra
O secretário estadual de Turismo, Sérgio Félix, cumprimenta Bravo (Foto: Divulgação)
O secretário estadual de Turismo, Sérgio Félix, cumprimenta Bravo (Foto: Divulgação)

Foi realizado ontem, 25, o Fórum Regional de Fortalecimento do Turismo do Estado do Rio de Janeiro, promovido pela Secretaria estadual de Turismo (TurisRio). O principal objetivo do fórum foi debater formas de divulgar os atrativos turísticos do interior do estado e aumentar o fluxo de turismo na região. O evento contou com representantes das regiões da Serra Verde Imperial e Caminhos da Serra.

As autoridades presentes receberam a equipe técnica da Setur-RJ/TurisRio e conheceram projetos e ações desenvolvidas. O secretário estadual de Turismo, Nilo Sérgio Félix, acredita que os fóruns são importantes formas de discussão, não apenas para o desenvolvimento turístico das regiões, como também para aumentar a interação entre os gestores. “O turismo hoje é um dos segmentos que mais crescem no mundo e por isso deve estar sempre em pauta. Sabemos das dificuldades, mas não podemos parar de trabalhar. Precisamos nos unir, para juntos atrair cada vez mais turistas para as regiões. A Setur está à disposição dos municípios para ajudar no que for necessário”, afirmou.

O prefeito de Nova Friburgo, Renato Bravo, participou do fórum e ressaltou os valores da parceria entre os municípios e o estado. “Nossa região precisa melhorar os atrativos turísticos e a sinalização, entre outras coisas, para atrair cada vez mais turistas. E isso beneficia a todos”, disse.

Durante o encontro, Renato Bravo lembrou a tragédia que aconteceu na região, em 2011, e que prejudicou muito o turismo. O prefeito aproveitou a ocasião para homenagear um dos funcionários da Setur, que na época trabalhava como bombeiro e participou dos resgates. Itamar de Oliveira, assessor especial do Gabinete do Secretário, recebeu das mãos do prefeito uma escultura de um dos símbolos da região: o Cão Sentado.

Durante o evento, os gestores do turismo do interior receberam também o Manual de Apoio Técnico aos Secretários e Dirigentes de Turismo do Estado do Rio de Janeiro. Ele é um instrumento de apoio para os representantes, que vão poder se basear nas informações para organizar e estruturar o setor turístico de suas cidades. Além disso, puderam conhecer um pouco mais do trabalho da Abih-RJ, Alerj, Rota Cervejeira e Detro, através de palestras ministradas por profissionais dos respectivos órgãos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Turismo | fórum | prefeito
Publicidade