A ação em Nova Friburgo do projeto Declame para Drummond 2012, coletivo de poetas com a finalidade de popularizar a poesia, será realizada na próxima quarta-feira, 31, às 19h, na biblioteca do Sesc local.
Na ocasião serão lidos poemas de Carlos Drummond de Andrade, que nesse mesmo dia estaria completando 110 anos de nascimento. Além disso, haverá palco aberto para os poetas presentes declamarem seus poemas para o autor homenageado. Culminando o evento, serão distribuídos poemas dos 110 membros do coletivo literário, de todo o Brasil e também de Portugal.
O organizador da ação em Nova Friburgo é o poeta e escritor Sérgio Bernardo, com o apoio do Sesc da cidade. Ele convida autores e público em geral para esse momento de celebração da poesia e da memória de um dos maiores poetas brasileiros de todos os tempos.
Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (22) 9285-4318.
O projeto Declame para Drummond 2012
Declame para Drummond 2012 é um intercâmbio de poesia autoral em homenagem ao poeta, que completaria 110 anos no dia 31 de outubro deste ano. O coletivo, formado por 110 poetas de todo o Brasil, distribuirá milhares de poemas em suas cidades para que sejam encontrados “no meio do caminho” de algum feliz desconhecido. O Declame para Drummond é uma iniciativa da poeta e produtora cultural independente Marina Mara—que vem realizando projetos de popularização da poesia pelo Brasil—em parceria com poetas de várias regiões do país e também de Portugal.
Todos os poetas do coletivo, assim como as pessoas interessadas em distribuir os poemas do projeto em suas cidades, receberão os textos prontos para imprimir, devidamente identificados com o nome do projeto e uma caricatura do poeta Carlos Drummond de Andrade feita pelo mestre Chico Caruso, que carinhosamente abraçou o projeto.
Além de mostrar que a poesia e nossos poetas estão bem vivos, o projeto também chama atenção para a necessidade de consumir poesia em nossa sociedade atual. Segundo a idealizadora do projeto, Marina Mara, “o Declame para Drummond, apesar de homenagear o grande poeta imortal, tem como maior objetivo disseminar os poemas autorais de nossos poetas vivos, muitas vezes esquecidos pela nossa sociedade e pelo mercado literário”. E completa: “Além de ser a poesia atual e democrática, ela também é uma forma acessível de lapidação humana”.
Deixe o seu comentário