Sentimentos compartilhados

terça-feira, 08 de setembro de 2015
por Jornal A Voz da Serra

A CRISE HUMANITÁRIA com a fuga em massa de imigrantes oriundos de países árabes e africanos para a Europa está comovendo todo o mundo e teve como ápice a morte por afogamento do garoto Aylan numa praia da Turquia. A foto correu o mundo e mexeu com a sensibilidade de governantes e da população em geral. 

O TRISTE EPISÓDIO aflorou em todos a questão da solidariedade, revelando que a indiferença não é mais possível ser adotada como prática social não só nos países em conflito mas também nas demais nações que procuram diminuir os contrastes econômicos e sociais de suas populações. A solidariedade precisa avançar num mundo cada vez mais conturbado, inclusive nas cidades brasileiras.

ORGANIZAÇÕES não governamentais de Nova Friburgo já iniciaram os preparativos para suas campanhas de fim de ano, buscando mais uma vez sensibilizar o friburguense para a solidariedade humana numa época onde o consumismo e o individualismo infelizmente predominam. 

AS ONGs estão conscientes de que o sucesso de seus projetos depende, obviamente, da boa vontade dos friburguenses. E as expectativas são as melhores possíveis. A benevolência do cidadão já foi comprovada em anos anteriores. Ele sabe da importância de sua doação num quadro social complexo, onde a presença do Estado não supre as necessidades mais elementares.

MUITAS CAMPANHAS e eventos estão sendo programados e as pessoas físicas e empresas estão sendo instadas a darem sua contribuição, pois além do valor material de suas doações, exaltam a responsabilidade social da qual o friburguense muito se orgulha. É conhecida a solidariedade dos munícipes, principalmente em relação às organizações que prestam um efetivo serviço aos carentes do município.

EXEMPLOS de boas campanhas a nível nacional que costumam envolver milhares de pessoas foram desenvolvidos nas cidades, atraindo um grande número de voluntários e doadores. Igualmente, as ações de mobilização de entidades friburguenses permitem a manutenção de serviços indispensáveis, suprindo as famílias com um benefício que o Estado nem sempre oferece.

PARA ESTE ANO, os esforços serão novamente desafiadores e o sucesso das campanhas depende em grande parte da boa vontade da comunidade. É inegável que as práticas filantrópicas vêm amadurecendo em Nova Friburgo. Cresce a consciência de que esse tipo de ação deve ser constante, persistente e com compromisso. Cresce também entre o empresariado a visão de que uma prática socialmente responsável traz ganhos para o seu negócio, sua imagem e, principalmente, para a sociedade.

ATRAVÉS DO VOLUNTARIADO está sendo possível construir uma sociedade mais justa e a participação de todos é fundamental. Apesar do desenvolvimento econômico e de toda a colaboração que a sociedade proporciona aos menos favorecidos, o Brasil ocupa um dos primeiros lugares no mundo em termos de desigualdade social e distribuição de renda.

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade