Sensibilização à prática de leitura continua mesmo sem a Biblioteca Móvel

segunda-feira, 19 de setembro de 2011
por Jornal A Voz da Serra

(SECOM) A Biblioteca Móvel da Secretaria Municipal de Educação está parada, mas o trabalho realizado que consiste em levar os livros às escolas mais distantes em nenhum momento foi interrompido. Esta afirmação é do secretário municipal Pró-Leitura, escritor Álvaro Ottoni, que explica: “Com as chuvas de janeiro, o ônibus sofreu grandes danos e a Secretaria de Educação já providenciou a licitação para a compra dos equipamentos necessários para a recuperação do ônibus”.

 Álvaro Ottoni informou que o ônibus carregava uma equipe de educadores e contadores de história de excelência e esses educadores continuam a fazer o trabalho em todas as escolas mais distantes do município, levando acervos de livros para cada uma delas. “Esses educadores estão despertando nos alunos o prazer pela leitura, através do desenvolvimento de várias atividades como música, contação de histórias, brincadeiras interativas e educativas. Além disso, todas as sextas-feiras a educadora Gabriela Ribas e eu capacitamos os professores nessas escolas no tocante à leitura. Assim, estamos sensibilizando agentes para serem multiplicadores do incentivo à leitura”, destacou o secretário.

Ottoni informou que a biblioteca móvel e a capacitação dos professores tornaram mais fácil o despertar nos alunos, pelos professores, do prazer de ler, escrever e criar, tornando assim a escola mais viva. “A sala de aula mais viva forma o ser humano integral. Esse programa é sucesso tanto com os alunos quanto com os professores. Lamentamos que o ônibus esteja em reparos, mas em breve ele voltará a circular pelas ruas levando os livros às escolas mais distantes do município”, afirmou.  Álvaro Ottoni disse ainda que a Secretaria de Educação tem montado salas de leitura nas escolas da rede municipal, o que dá um sentido permanente dos livros nas escolas.

Escolas elogiam a Biblioteca Móvel

 Um dos exemplos de transformação que se pode verificar é o entusiasmo de várias diretoras, professoras e alunos quando se referem à Biblioteca Móvel. Um desses exemplos vem da Escola Umbelina Breder de Queiroz, no bairro Jardim Califórnia, em Conselheiro Paulino. Sua diretora, a professora Tatiana Amélia Nunes Beltrão, é uma entusiasta e se declarou ansiosa pela volta do programa em sua escola.

“Foi muito positiva a visita da Biblioteca Móvel em nossa escola. Houve uma mudança de comportamento dos alunos e dos professores. A equipe de educadores que esteve aqui trabalhou nas salas de aulas com os alunos, incentivando o hábito da leitura com a contação de histórias e outras atividades. Além disso, os professores foram capacitados pelo professor Álvaro Ottoni e equipe, e passaram a pôr em prática em suas aulas o que aprenderam, dinamizando os estudos”, afirmou Tatiana.

 Tatiana disse ainda que a escola agora conta com a Sala de Leitura “Dilva Maria de Moraes”, um espaço muito frequentado pelos 302 alunos , do 1º ao 9ª ano do Ensino Fundamental. “Todos os nossos alunos estão buscando mais pelos livros e estão mais interessados em participar da Sala de Leitura”, declarou.

 A diretora do Colégio Umbelina Breder de Queiroz aproveitou a oportunidade para agradecer a toda equipe da Biblioteca Móvel pelo carinho e pela dedicação dada aos alunos. “Depois de tudo que nós passamos aqui no Jardim Califórnia, quero agradecer ao professor Álvaro Otoni e equipe e ao secretário de Educação Marcelo Verly, por todo esse carinho e empenho em levar a Biblioteca Móvel à nossa escola. Esse projeto nos impulsiona a sair renovados a cada dia”, finalizou Tatiana Nunes Beltrão. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade