Senai promove oficinas gratuitas de robótica a partir desta sexta

Evento não tem inscrições prévias e é aberto ao público
quinta-feira, 27 de setembro de 2018
por Jornal A Voz da Serra
Senai promove oficinas gratuitas de robótica a partir desta sexta

Quem quiser conhecer um pouco mais do universo da robótica gratuitamente poderá participar das oficinas que a Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) irá promover através do Senai Nova Friburgo da próxima sexta-feira, 28, a domingo, 30, no Cadima Shopping. O evento é aberto ao público e não precisa de inscrições prévias.

Na ocasião, instrutores da escola vão apresentar o kit de robótica, a impressora 3D e o braço robótico, que são usados nos cursos do Senai e do Sesi, como na EBEP (Educação Básica articulada com a Educação Profissional) que trará o novo curso de mecatrônica para a cidade em 2019. O público verá como funciona um braço robótico em ação, que simula um processo produtivo e faz desenhos ilustrativos, além de manipuladores pneumáticos que se integram em uma linha de produção.

Profissionais da área vão falar sobre o contexto profissional do técnico em mecatrônica e os setores onde podem trabalhar como montadoras de automóveis, setor eletroeletrônico, laboratório de controle de qualidade, de manutenção e pesquisa e em empresas de manufatura. Profissionais que podem atuar em empresas de pequeno, médio e grande porte.

“O ensino articulado possibilita ao aluno pôr em prática o que aprende em sala de aula na teoria de matérias como química e física. Assim o estudante tem melhor aproveitamento sobre o assunto e se forma com muito mais noção de aplicabilidade do conteúdo aprendido”, explica Simone Mertz Ghizi, coordenadora de Educação Básica do Sesi Friburgo. “A indústria 4.0 caminha a passos largos no mundo e os robôs já podem ser encontrados no parque industrial de Nova Friburgo. Nosso objetivo é preparar nossos jovens para se engajar nessa realidade”, completou Gil Mairon da Silva, coordenador de educação profissional da instituição.

As oficinas acontecerão na sexta-feira, 28, das 14h às 20h; sábado, 29, das 10h às 22h; e domingo, 30, das 14h às 20h. O Cadima Shopping fica na Rua Moisés Amélio, número 17, no Centro.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Educação
Publicidade