Senai inicia seleção para fase estadual da Olimpíada do Conhecimento 2011

quarta-feira, 24 de novembro de 2010
por Jornal A Voz da Serra

O Senai-RJ iniciou ontem, 23, a etapa escolar da Olimpíada do Conhecimento, evento que selecionará os melhores estudantes de suas 28 escolas para disputar a etapa estadual da competição, prevista para abril do ano que vem. Até o dia 29 serão avaliados 654 estudantes de 29 ocupações profissionais, o dobro de participantes da última etapa escolar, realizada em 2008. Todos eles têm, no mínimo, 400 horas em cursos de aprendizagem ou qualificação industrial, ou formação técnica de nível médio na área. A etapa escolar da Olimpíada do Conhecimento acontece das 9h às 17h30, até dia 26, no Senai local (Rua José Eugênio Müller 220, Centro).

As ocupações avaliadas serão Aplicação de Revestimentos Cerâmicos, Calderaria, Confecção de Roupas, Confeitaria, Construção em Alvenaria, Desenho Mecânico em CAD, Design Gráfico, Eletricidade Industrial, Eletricidade Predial, Eletrônica Industrial, Ferramentaria, Fresagem a CNC, Instalação e Manutenção de Redes PC, Instalação Hidráulica e a Gás, Instrumentação e Controle do Processo, Joalheria, Marcenaria, Mecânica de Automóvel, Mecânica de Manutenção, Mecânica de Refrigeração, Mecânica Diesel Veicular, Mecânica Geral, Panificação, Segurança do Trabalho, Soldagem, Tecnologia da Informação, Tornearia a CNC, Tornearia Mecânica e Web Design.

A Olimpíada do Conhecimento é um dos maiores torneios de educação profissional do mundo e funciona como uma mostra de habilidades pessoais e conhecimentos técnicos exigidos pelo mercado de trabalho. Nas provas, os competidores precisam interpretar e resolver situações semelhantes às que enfrentariam no ambiente real de trabalho. Os classificados na etapa escolar vão para o torneio estadual. Os vencedores estaduais passam à etapa nacional e, dependendo de seus desempenhos, podem participar da World Skills, maior competição de educação profissional do mundo.

Na etapa nacional da última edição da Olimpíada do Conhecimento, realizada este ano, no Rio de Janeiro, o Estado conquistou duas medalhas de ouro, cinco de prata, duas de bronze e credenciou sete estudantes para participar de treinamentos com foco na World Skills 2011. Quatro deles nas ocupações Joalheria, Suporte a Redes de PC, Aplicação de Revestimento Cerâmico e Construção em Alvenaria, foram classificados e estão neste mês participando de simulados em Brasília, para definir aqueles que irão ao torneio mundial. Eles precisam superar a pontuação dos concorrentes e ainda alcançar o índice mínimo de pontos. O resultado será divulgado na primeira quinzena de dezembro.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade