Motivados a trabalhar no setor de panificação e confeitarias, 24 alunos se interessaram pelo curso oferecido pelo Senai Nova Friburgo, em parceria com o Sindanf para formar novos profissionais. “Quem adquire a formação, que é gratuita, tem perspectiva de sair do curso praticamente empregado”, afirma Paulo Cezar de Oliveira, presidente do Sindicato.
Palestras motivacionais fazem parte da programação, além da parte técnica do aprendizado. Na semana passada, o chef Dê, dono do Dê Gastronomia, em São Pedro da Serra e um craque da confeitaria, esteve presente no curso para contar a suas história e dar algumas dicas para os alunos. É, também, uma aula de vida. A perspectiva é que outros profissionais do setor compartilhem suas experiências, como padeiros com anos de trabalho nos estabelecimentos da região.
A capacitação profissional gratuita—Formação de Padeiro—começou no dia 7 de maio. O curso faz parte dos módulos de Qualificação Setorial do Senai e tem apoio do Sindanf, o Sindicato das Indústrias de Alimentação de Nova Friburgo. O conteúdo do curso é amplo e as apostilas estão incluídas. Nas aulas os alunos aprenderão sobre pães de sal (pão francês, bisnaga, careca, rabanada, sacadura, baguete simples e recheada); pães semidoces (hambúrguer, pão de forma, suíço, pão Recife); pão doce (panetone, sonho, brioches, pães doces diversos, broa de fubá); pães de massa fina (pão de batata, pão sovado, pão de queijo, pão de leite, pão de alho) e pães rústicos (italiano, integral, ciabatta, sírio, pão de campanha).
No curso, os alunos têm oportunidade de aprender na prática, com a mão na massa, pois as aulas ocorrem na Padaria-Escola João Moura, que fica na Av. Julio Antonio Thurler 331, em Olaria. A padaria já está oferece produtos feitos pelos talentosos alunos.
Deixe o seu comentário