Senai abre as portas do FabLab para oferecer orientação profissional

Visitas serão nesta sexta. Inscrições são gratuitas
quarta-feira, 04 de dezembro de 2019
por Jornal A Voz da Serra
O FabLab tem equipamentos que contribuem no processo de criação de soluções para desafios reais da indústria e da sociedade (Divulgação/ Paula Johas)
O FabLab tem equipamentos que contribuem no processo de criação de soluções para desafios reais da indústria e da sociedade (Divulgação/ Paula Johas)

As portas do laboratório de inovação de ensino do Senai Nova Friburgo serão mais uma vez abertas à população nesta sexta-feira, 6, no projeto FabLab Open Day, que  permitirá o acesso para que o público conheça mais dos laboratórios da rede mundial criada no Center for Bits and Atoms, do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), e experimentem equipamentos que contribuem no processo de criação de soluções para desafios reais da indústria e da sociedade. As visitas irão ocorrer das 14h às 17h e as inscrições gratuitas devem ser feitas pelo site www.firjansenai.com.br/palestras, mas as vagas são limitadas a 20 pessoas.

O encontro será dedicado ao compartilhamento de ideias entre usuários, com orientações das potencialidades do laboratório e prática de pequenos experimentos nas máquinas e equipamentos, podendo inclusive prototipar produtos propostos nas atividades. Neste encontro, a proposta é o uso da impressora 3D. O desafio é que os participantes projetem um objeto e façam a impressão.

Como proposta pedagógica, os laboratórios com equipamentos de última geração focam na construção de conhecimentos por meio de projetos, desenvolvimento da criatividade e estímulo à inovação, aprendizagem em contexto, interdisciplinaridade, trabalho interativo e colaborativo.

Os alunos têm acesso a um ambiente com centenas de laboratórios interligados ao redor do mundo, que compartilham conhecimento trabalhando em parceria e em tempo real. Além disso, eles contam ainda com a sala do Pré-Acelera, que é especialmente projetada para servir como ambiente de coworking destinado a pesquisa e estudos, visando dar vida às ideias dos estudantes, ou seja, transformar os projetos integradores com potencial de inovação a serem capazes de conquistar o mercado.

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade