Arquivo de Notícias
Senador Lindbergh Farias visita Nova Friburgo neste dia 11 e fala sobre Mobilidade Urbana
sábado, 09 de novembro de 2013
por Jornal A Voz da Serra
O senador Lindbergh Farias (PT-RJ) estará em Nova Friburgo nesta segunda-feira, 11, para participar de debates sobre o Plano de Mobilidade Urbana, uma das principais reivindicações da população. O município tem 105 mil veículos e os problemas de congestionamento são constantes.
O primeiro compromisso do senador será na sede do Nova Friburgo Country Clube, às 14h, onde haverá uma reunião dos conselhos de Desenvolvimento (Codenf) e de Segurança (Conseg), que atuam na discussão do conjunto de ações de mobilidade. Desde 2008 o Conseg vem alertando para a adoção de medidas, entre elas, a criação do Sistema Municipal de Mobilidade e Acessibilidade.
Mais tarde Lindbergh Farias segue para a Câmara de Vereadores, onde, às 18h, será realizada audiência pública proposta pelo vereador Wanderson Nogueira (PSB) para debater o tema. Vale lembrar que no mês passado, também por iniciativa de Wanderson Nogueira, o Legislativo local discutiu a questão do trânsito, quando reforçou o compromisso da elaboração do Plano.
Prefeitura apresenta propostas para melhorias do trânsito e transporte público
Na última quinta-feira, 7, na Casa da Cultura, autoridades municipais debateram o Plano de Mobilidade Urbana, que, entre outras propostas, engloba projetos e ações para a melhoria do trânsito e do transporte público para serem executados nos próximos três anos. As ações apresentadas foram elaboradas por engenheiros, arquitetos e urbanistas do Escritório de Gerenciamento de Projetos (EGP) e secretarias municipais de Meio Ambiente e Obras e ainda técnicos da Autarquia Municipal de Trânsito (Autran), propondo intervenções na malha viária do município, principalmente entre o Paissandu e Conselheiro Paulino, considerados os mais saturados. Entre as propostas estão a criação de três pistas nas avenidas Galdino do Valle Filho e Comte Bittencourt, aberturas de novas ruas no Centro, intervenções de engenharia no Paissandu, mão dupla na Avenida Euterpe Friburguense, além de alterações na Avenida Roberto Silveira, entre outras.
O prefeito Rogério Cabral aproveitou o seminário para entregar à Câmara dois projetos relacionados ao Plano de Mobilidade Urbana. O primeiro propõe a criação do Fundo de Compensação Tarifária, que será utilizado nas futuras renegociações do preço das tarifas de ônibus urbanos; o segundo sugere a implantação do plano municipal de ciclovias no município, com 27,5 km de extensão.
Ainda segundo o prefeito, com a elaboração destes projetos, a Prefeitura fica apta a buscar recursos nos governos federal e estadual para que as propostas apresentadas à sociedade civil sejam efetivamente concretizadas na prática: "A dificuldade do município era não ter projetos, mas agora eles estão sendo elaborados com todo cuidado técnico e planejamento para buscarmos as verbas necessárias para realizá-los”, encerrou.
O presidente da Câmara, Márcio Damazio, recebe do prefeito Rogério
Cabral projetos relacionados ao Plano de Mobilidade Urbana
Presidente da Comissão de Educação pleiteia novos cursos para polo Cederj
O presidente da Comissão de Educação e Cultura da Câmara Municipal, vereador Marcelo verly, esteve com o presidente da Fundação Cecierj/Cederj (Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro/Consórcio Centro de Educação Superior a Distância do Rio de Janeiro), Carlos Eduardo Bielschowsky, na última quinta, 7, para pleitear novos cursos para o polo Cederj de Nova Friburgo, especialmente os de licenciatura, tendo em vista a proximidade do fechamento da Faculdade de Filosofia Santa Dorotéia (FFSD).
O encontro foi considerado muito positivo pelo vereador, tendo em vista a ótima receptividade do presidente da Fundação ao seu pleito. Bielschowsky ficou de estudar a possibilidade de iniciar o curso de licenciatura em Química. Outro curso solicitado por Verly foi o de licenciatura em Matemática, por ser este um dos oferecidos pela FFSD.
O presidente entendeu a importância de o polo Cederj ampliar sua oferta de cursos, pois o presidente da Comissão de Educação expôs seu temor de um "apagão” educacional com o encerramento das atividades da FFSD e a redução de cursos de licenciatura e, consequentemente, de formação de docentes para atuarem nas escolas de Nova Friburgo.
Verly falou a Bielschowsky sobre seu temor de um "apagão” educacional em Nova Friburgo
com o fechamento da FFSD e a redução de cursos de licenciatura
Comte defende estadualização do Hospital Municipal Raul Sertã
"O Hospital Municipal Raul Sertã (HMRS) é o único hospital geral da região mantido pelo orçamento da municipalidade e é a única alternativa para o atendimento de baixa complexidade de pelo menos 13 cidades da área. O governo do estado limita-se à política de atendimento nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), que ajudam mas não substituem e não têm recursos para atender os casos mais graves”, discursou o deputado Comte Bittencourt (PPS) em plenário sobre a situação do HMRS e das dificuldades que a Prefeitura de Nova Friburgo encontra em sua manutenção e administração.
"A Prefeitura de Friburgo precisa do nosso apoio para que o Estado assuma a gestão do Hospital Raul Sertã, permitindo que a cidade possa usar os seus recursos da Saúde para cumprir o seu papel constitucional, que é a etapa primeira e segunda do atendimento público de saúde”, afirmou o deputado, que sugeriu que o parlamento faça uma campanha de estadualização do hospital e esta responsabilidade passe a ser assumida pelo Estado.
Comte também citou outras cidades-polos, "que deveriam ter a estadualização de hospitais municipais para atendimento da população. Ele lembrou que as regiões como o noroeste e norte-fluminense sofrem e seus moradores acabam recorrendo a hospitais em Niterói ou Rio de Janeiro. "Os municípios têm que fazer uma grande campanha, especialmente os municípios-polo, cidades que concentram o desenvolvimento de uma região, pressionar para que o Executivo estadualize os hospitais municipais e os transformem em hospitais gerais, mantidos pelo Estado, para atender toda uma região”.
O parlamentar fez questão de cobrar a responsabilidade do Estado com a saúde pública, e lembrou: "A Saúde hoje é toda terceirizada nesse Estado. Não há concursos públicos, não há médicos, não há técnicos de enfermagem, não há técnicos de apoio multidisciplinar”.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Deixe o seu comentário