Há muito tempo a moda não é tão plural a ponto de quase não haver coerência. Foi a partir desta constatação que o Centro de Moda do Senac Rio escolheu o tema do Seminário Moda + Visão Inverno 2009 e do caderno de tendências: Múltiplos. Diante de estudos feitos nos principais salões de matéria-prima e nos lançamentos de coleções do hemisfério Norte, a equipe responsável pelo evento conclui que o inverno 2009 sofrerá as mais diversas influências. O Seminário Moda + Visão Inverno 2009 e o lançamento do caderno de tendências acontecem no Hotel Sofitel na terça-feira, 2 de setembro, das 8h30 às 18h30.
Nas peças da estação o look hippie contrasta com o emprego maciço das logomarcas nas roupas, ao mesmo tempo em que a moda rouba dos looks masculinos o clássico terninho e o corte de alfaiataria. Para abordar os Múltiplos e os subtemas decorrentes – Drama e Abstração, Rendas e Babados, Mitos e Marcas, e Nômades e Exóticos –, o Centro de Moda do Senac Rio reunirá profissionais, pesquisadores e apreciadores de moda em geral. Durante o dia inteiro palestrantes com reconhecida competência no assunto detalharão os caminhos que a moda deverá tomar no próximo inverno.
Mais uma vez, a equipe do Centro de Moda do Senac Rio e a jornalista Iesa Rodrigues trarão sua expertise e definirão como será o armário das consumidoras no inverno 2009. A grande aposta de Iesa é no subtema Drama e Abstração, onde a roupa inspirada na arte ganha mais originalidade, formas indefinidas e muitas releituras.
O evento será apresentado por Chris Nicklas (GNT) e contará com palestras de Marcos Lima e Valéria Lima (New Order), Daniela Kaplan (Fiszpan), Carol Fernandes (Nu.Luxe), Patrizia D’Angello (Miquelina), José Camarano (Stylist), Lula Rodrigues (jornalista e consultor de moda), Marcelo Maia (Santana Textiles), Deborah Barros (Lilica Ripilica & Tigor), Yamê Reis (Cantão), Simone Terra (consultora de varejo) e Sérgio Lage (analista de comportamento, tendências e consumo).
Na sua 15ª edição, o Seminário Moda + Visão Inverno 2009, faz parte do calendário de moda do Rio e é um instrumento complementar nas pesquisas das marcas brasileiras. “Em outras edições o objetivo do seminário era atingir pessoas que não tinham acesso aos desfiles internacionais. Como hoje as grandes marcas enviam sua equipe de estilo para absorver essas informações antecipadamente, o seminário passou a ser uma opção de pesquisa assertiva para o desenvolvimento das coleções, aumentando a chance do sucesso comercial.” explica Ana Lavaquial, gerente do Centro de Moda do Senac Rio.
O Caderno Moda + Visão Inverno 09, da Editora Senac Rio, será lançado junto com o seminário. A publicação traz looks, apostas, estampas, cores, detalhes, matérias-primas e painéis conceituais para a inspiração dentro do processo de pesquisa, além de ser um item de coleção. Os participantes inscritos receberão o caderno em uma bolsa criada pela marca de acessórios Andarella.
Um pouco sobre os subtemas:
Drama e Abstração
A arte inspira o inverno e será comum ver o impacto dessa técnica nas estampas dos vestidos e nas camisetas. As lavagens dos jeans ganham forma e cor conforme a luz. Da ópera, a moda rouba o veludo. E do tecido das cortinas dos teatros vêm os brocados e vestidos cheios de babados.
Mitos e Marcas
A busca pela identidade de uma marca ou o reforço de uma imagem já posicionada é fundamental para a valorização da mesma. No inverno o ideal é aproveitar o nome da sua grife e abusar nas estampas de casaquinhos, camisetas e até mesmo inovar em tags e etiquetas para dar visibilidade à marca.
Rendas e Babados
O luxo ganha destaque no inverno, com muitas rendas e babados, inspirados na roupa formal com corte de alfaiataria. Os ternos masculinos imprimem detalhes bem femininos e misturam a tradicional roupa de executiva com as referências góticas, punks e barrocas.
Nômades e Exóticos
A moda chega da influência de todos os viajantes do planeta, principalmente dos lugares frios, onde os povos se protegem do clima com materiais mais primitivos. Não há nada muito refinado, tudo muito prático, a sobreposição de roupas continua muito forte e marca o jeito de vestir do século 21.
PROGRAMAÇÃO
8h30 Café de boas-vindas, recepção e entrega de material
8h45 Welcome Moda +
9h Comportamento do Consumidor por Sérgio Lage (analista de
comportamento, tendências e consumo)
9h30 Tendências Internacionais e confirmações - Iesa Rodrigues
(jornalista e editora de moda)
10h30 Acessórios (bolsas e sapatos) - Valéria Lima e Marcos Lima (New Order) 11h Acessórios (bijoux) - Daniela Kaplan (Fiszpan)
11h30 Moda Praia e Ativa - Patrizia D‘Angello (Miquelina)
12h Intervalo
13h Masculino - Lula Rodrigues (jornalista e consultor de moda)
e José Camarano (stylist)
13h45 Infantil - Deborah Barros (Lilica Ripilica & Tigor)
14h15 Jeans - Marcelo Maia (Santana Textiles)
15h Lingerie - Carol Fernandes (Nu.Luxe)
15h30 Intervalo / Cofee Break
16h Layout de lojas - Experiência de Compra: fatores que diferenciam seu
PDV - Simone Terra (consultora de varejo Senac Rio)
16h45 Feminino - Yamê Reis (Cantão)
Apresentação do evento: Chris Nicklas
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