Pesquisadores estrangeiros, agricultores e técnicos do poder público discutiram, em Nova Friburgo, mecanismos de gestão de informações, tecnologias e sistemas em áreas rurais da Bacia Hidrográfica do Rio Dois Rios, que abrange municípios das regiões Serrana, Norte e Noroeste fluminense. O evento, realizado nos dias 28 e 29 de agosto, foi promovido pelo Projeto de Integração de Eco-tecnologias e Serviços para o Desenvolvimento Rural Sustentável no Rio de Janeiro (Intecral), uma cooperação técnica entre Secretaria Estadual de Agricultura (através do Programa Rio Rural) e o Ministério da Educação e Pesquisa da Alemanha (BMBF).
O projeto Intecral tem o objetivo de promover a transferência de tecnologias sustentáveis e adequadas à agricultura familiar, com o apoio de universidades brasileiras e alemãs, pequenas e médias empresas estrangeiras e instituições governamentais. Dividido em dois grupos, o trabalho vai adaptar tecnologias de colheita da cana-de-açúcar, combater a degradação de solos, implantar sistemas de tratamento de esgoto em vilas rurais, de monitoramento de água e de parâmetros meteorológicos, beneficiando os municípios de Cachoeiras de Macacu, Nova Friburgo, Trajano de Moraes, Porciúncula, São José de Ubá, Varre-Sai, Campos dos Goytacazes, entre outros.
Em Nova Friburgo, o grupo de trabalho na área de recursos hídricos reuniu atores locais e regionais para discutir as possibilidades de atuação no monitoramento participativo da água, no zoneamento funcional (uso do solo), na gestão de risco de cheias e na modelagem hidrológica, em suporte à tomada de decisões. Os pesquisadores elaboraram um plano de ação de curto prazo, que inclui visitas de campo, coletas de dados, capacitações, testes e a elaboração de protótipos, sistemas, planos e softwares na área da Bacia do Rio Dois Rios. O próximo workshop do Projeto Intecral está previsto para março de 2015.
No dia 29, pesquisadores do Intecral e técnicos do Rio Rural visitaram o Colégio Estadual José Martins da Costa, no distrito de São Pedro da Serra, onde é desenvolvido o projeto de educação ambiental "Águas para o futuro”, do Comitê da Bacia Hidrográfica dos Rios Macaé e das Ostras, da Associação de Apoio à Escola e da empresa Adnet Florestal. Financiado com recursos da cobrança do uso da água, esse projeto tem como objetivo produzir e divulgar informações sobre a realidade socioambiental do lugar com auxílio de três espaços pedagógicos: os laboratórios de águas, de geotecnologias e de linguagens. A iniciativa tem o apoio da Faperj (Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro), do Instituto Politécnico da Uerj (Universidade do Estado do Rio de Janeiro), da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) e do Inbeb (Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Biologia Estrutural e Bioimagem).
Participaram do evento Comitê de Bacias Hidrográficas do Rio Dois Rios, Comitê de Bacias Hidrográficas dos Rios Macaé e das Ostras, Inea, Emater-Rio, Pesagro-Rio, Defesa Agropecuária, Fiperj, Ceasa-RJ, Ibelga (Instituto Bélgica–Nova Friburgo), empresa Águas de Nova Friburgo, Agevap (Agência da Bacia do Rio Paraíba do Sul), Prefeitura de São Fidélis, Universidade de Jena (Departamento de Geoinformática, Hidrologia e Modelagem), Universidade de Ciências Aplicadas de Colônia (Instituto de Tecnologia e Gestão de Recursos nos Trópicos e Subtrópicos), além de membros de associações de produtores rurais do município.
Deixe o seu comentário