Texto e fotos: Alex Sandro Santos alex.sandro.fotografias@gmail.com
Casamentos são desfeitos numa velocidade estarrecedora. Divorciar ficou tão fácil e rápido que, segundo o Colégio Notorial do Brasil (CNB), de São Paulo, os cartórios paulistas, entre janeiro e junho de 2011, realizaram 6721 divórcios—uma elevação de quase 300% se comparado com o mesmo período do ano passado. Onde, afinal, foi parar toda aquela paixão que fazia os casais declararem amor eterno?
As dificuldades na vida a dois, que também podem servir como instrumentos preciosos para aproximar o casal e trazer crescimento, amadurecimento e responsabilidade, estão sendo usadas como desculpas para deixar de cumprir as promessas feitas no altar. Famílias inteiras estão sendo assoladas porque a unidade e a amizade familiares deixaram de existir e, com isso, cresce uma sociedade sem valores e com menos amor, acarretando por vezes o aumento da violência, das drogas, do alcoolismo, prostituição.
Para contribuir com o fortalecimento da unidade nos lares, o casal de pastores Sérgio e Vera Leitão—ambos diretores do Casados Para Sempre, no Estado da Bahia—deixou a cidade de Feira de Santana e se juntou a outro casal de pastores da Comunidade, Clauber e Liana, para apresentarem aos 470 casais participantes do Seminário de Casais 2011, durante três dias (19, 20 e 21 de agosto) dicas valiosas para ajudar na vida conjugal.
O evento foi marcado pela impecável organização por parte da Comunidade, que contou com uma equipe da própria igreja. Foram entregues diversos brindes com propostas para unir os casais, assim como uma caixinha de perguntas, em que um dos cônjuges sorteia uma pergunta para ser feita ao parceiro, a fim de criar situações em que o casal possa melhor se comunicar e expandir seu conhecimento acerca do outro.
Segundo o pastor Sérgio, que também é formado em matemática e é jornalista, os casais cristãos devem transmitir aos outros tudo aquilo que Deus tem realizado em suas vidas e, com isso, despertá-los ao interesse de buscar a paz concebida pelo evangelho. Ele falou ainda que para serem fortes os casais devem seguir a graça de Deus e buscar na Bíblia a direção para o relacionamento. Sérgio relatou suas dificuldades na infância e no início do seu casamento com Vera, expondo que um dos principais problemas enfrentados quando recém-casados, assim como na grande maioria dos relacionamentos, foi conviver com as diferenças individuais e aprender a respeitá-las, afinal, ninguém é igual a ninguém e são exatamente essas diferenças que proporcionam o amadurecimento do casal. Para ele, a amizade deve ser algo muito forte no relacionamento do casal, pois isto gera confiança, união e fortalecimento diante das dificuldades. “O casamento é como uma corrida de obstáculos, onde cada barreira vencida promove o fortalecimento para o próximo empecilho”, disse.
A pastora Vera frisou bastante que não haverá famílias fortes se não houver Deus no relacionamento conjugal. Ela, que é formada e atua na área de saúde, falou sobre as fases do casamento e que se deve entender que algumas coisas tendem a mudar dentro do relacionamento com o passar do tempo, contudo, o amor deve ser a principal prioridade no relacionamento. Elogios, gestos de carinhos e respeito, sem esperar nada em troca, proporcionam investimento para preservar um bom relacionamento. “Casamento é muito mais que roupa lavada, casa arrumada, comida na mesa, etc. Casamento é decidir amar e fazer o outro feliz acima de qualquer situação”, citou ela.
Os pastores Clauber e Liana encerraram o encontro falando sobre os fundadores do curso Casados Para Sempre, Myke e Merylin Phillips, pois foi por meio deste curso que eles viram ser necessário investir na restauração de famílias em Nova Friburgo. Diversas igrejas da cidade e de outros municípios participaram do encontro, que foi gravado. Quem desejar adquirir os DVDs e CDs basta entrar em contato pelo site www.comcrista.com.br ou pelo telefone (22) 2523-5535.
Deixe o seu comentário