Seminário realizado no Hotel Bucsky foi o marco de lançamento da rede estadual de sementes orgânicas

domingo, 12 de outubro de 2014
por Jornal A Voz da Serra
Seminário realizado no Hotel Bucsky foi o marco de lançamento da rede estadual de sementes orgânicas
Seminário realizado no Hotel Bucsky foi o marco de lançamento da rede estadual de sementes orgânicas

Mais de 100 produtores agroecológicos, técnicos e estudantes de 25 municípios fluminenses participaram recentemente do 1º Encontro Estadual de Sementes Agroecológicas, realizado no Hotel Bucsky. O evento marcou a criação da rede fluminense de sementes agroecológicas e orgânicas — para promover a sustentabilidade no campo, estimular a gestão comunitária e a valorização da diversidade através da pesquisa, da educação e da assistência técnica e extensão rural.

Na ocasião, o superintendente de Desenvolvimento Sustentável da Secretaria Estadual de Agricultura e secretário executivo do Rio Rural, Nelson Teixeira, apresentou um balanço das ações de apoio à cadeia dos orgânicos e em transição agroecológica nas regiões Noroeste e Serrana. Ele também falou das modalidades de incentivo financeiro disponibilizadas pelo programa para adoção de práticas produtivas sustentáveis nas microbacias, seja de forma individual ou coletiva.

O engenheiro agrônomo Luiz Antônio Antunes de Oliveira, coordenador do Núcleo de Pesquisa Participativa do Rio Rural, destacou as ações em desenvolvimento pela Pesagro-Rio na multiplicação de sementes, na produção de mudas, insumos e defensivos alternativos através da Rede de Pesquisa, Desenvolvimento, Inovação e Serviços Sustentáveis em Microbacias Hidrográficas.

Durante todo o encontro, houve apresentações de experiências exitosas dos atores envolvidos, a discussão e a formatação de demandas, além de esclarecimentos sobre legislação, políticas públicas, fitossanidade, transferência de tecnologias e outros assuntos relacionados à produção de sementes agroecológicas. Um dos momentos que mais estimularam os participantes foi a feira de troca de sementes e experiências, realizada no terceiro e último dia de atividades.

Na opinião de Antônio Parra Filho, engenheiro agrônomo do Centro de Pesquisa Mokiti Okada, a rede de sementes agroecológicas do Rio de Janeiro contribuirá para o fortalecimento da agricultura orgânica no estado. "Essa iniciativa vai promover maior soberania dos agricultores, incluindo a segurança alimentar e nutricional dos produtores e dos consumidores, onde as sementes têm um papel fundamental nesse processo. É fundamental a participação continuada dos agricultores e a existência de espaços dedicados ao diálogo interinstitucional”, avaliou.

Na próxima quinta-feira, 16, haverá a primeira reunião do comitê gestor da rede de sementes, no Centro Estadual de Pesquisa em Agricultura Orgânica da Pesagro-Rio, em Seropédica (Região Metropolitana). Serão discutidas as metas de curto prazo, a formação de grupos de trabalho, a realização de um diagnóstico das sementes agroecológicas existentes em poder das instituições e dos agricultores, capacitações, criação e ampliação de Bancos Comunitários de Sementes, elaboração de um kit mínimo de unidade básica de sementes, entre outros assuntos.

Participaram do encontro, técnicos do Programa Rio Rural, da Emater-Rio, da Pesagro-Rio, da Ceasa-RJ, da Embrapa (unidades Agrobiologia, Hortaliças e Agroindústria de Alimentos), do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), do Sebrae-RJ, da Fundação Mokiti Okada, da Associação Kokopelli Brasil e da Associação Brasileira de Agricultura Biodinâmica. O encontro contou também com representantes da Associação dos Produtores Biológicos do Rio de Janeiro (Abio), da Articulação de Agroecologia do Rio de Janeiro (AARJ), da AS-PTA – Agricultura Familiar e Agroecologia e da Rede Carioca de Agricultura Urbana (CAU). 


CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade