Com o objetivo de implantar a caderneta do adolescente na rotina das unidades básicas de saúde no município, foi realizado na sexta-feira, 5, no auditório do Centro de Saúde Sylvio Henrique Braune, o seminário Saúde e Educação: Unindo forças em prol da saúde do adolescente.
O evento foi promovido pela Fundação Municipal de Saúde, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, e contou com a participação de 68 profissionais.
Segundo a representante do Ministério da Saúde e da Secretaria de Estado de Saúde e Defesa Civil, Therezinha de Jesus Cruz, as ações realizadas em Nova Friburgo foram reconhecidas pelo governo e, por isso mesmo, este foi um dos sete municípios do estado contemplados com a distribuição da caderneta.
Com a implantação da Caderneta de Saúde de Adolescentes, as unidades básicas de saúde estarão mais aptas a atender a esta faixa etária. Ela representa um instrumento importante para aumentar e fortalecer ainda mais estas ações. O que se espera é uma integração cada vez maior entre saúde, educação e outros setores. Só assim será possível oferecer um acesso maior dos adolescentes a informações não só sobre saúde, mas também sobre seus direitos.
Durante o seminário foram tratados temas como alimentação saudável, crescimento, prevenção de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs), especialmente Aids, além de gravidez não planejada, imunização na adolescência e prevenção de violência. Ao final do evento, foram apresentados diversos trabalhos desenvolvidos pela Policlínica Centro e equipes de saúde da família, em conjunto com as escolas, mostrando o que vem sendo feito no município.
Vale lembrar que já há cinco anos as equipes de saúde estão sendo qualificadas pela coordenação da Área Técnica de Saúde do Adolescente (Asaj) Nova Friburgo.
O programa continua no dia 19, a partir das 9h, no Posto de Saúde Sylvio Henrique Braune, quando serão realizadas oficinas de implantação da caderneta, já com a presença de alunos da 6ª a 8ª séries das escolas municipais, professores, profissionais de saúde das unidades básicas e equipes de saúde da família.
O objetivo das oficinas é colocar em prática a utilização da caderneta e registrar nela os dados dos adolescentes, colocando em dia a imunização, monitorando seu crescimento e seu Índice de Massa Corporal (IMC). Também serão realizadas oficinas de alimentação saudável, sexualidade, antitabagismo, riscos do álcool e de outras drogas.
Deixe o seu comentário