Luiz Augusto Queiroz
Acontecerá nos próximos sábado, 4, e domingo, 5, o “I Seminário sobre Iniciativas Sustentáveis: Construção do Plano de Manejo”. Na ocasião, será possível acompanhar o debate sobre o desenvolvimento local e as formas de ocupação e de uso do solo de cada área. Grandes desafios como a limpeza dos rios, a conservação das matas nativas e das nascentes, conflitos históricos, loteamentos irregulares e o turismo depredador serão discutidos nesse seminário.
Promovido pelo Conselho Consultivo da APA de Macaé de Cima e pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea), esse seminário contará com a participação de profissionais de diversas áreas, de diferentes segmentos da sociedade. Entre eles, destacam-se representantes da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), do Conselho dos Dirigentes das Organizações de Agricultores Familiares (Conrural), da Associação Mico-Leão-Dourado e da Embrapa Agrobiologia, além de representantes da Prefeitura de Nova Friburgo.
O seminário será realizado no Colégio Estadual Carlos Maria Marchon e na Ação Rural, ambos em Lumiar, 5° distrito de Nova Friburgo. As palestras serão seguidas de debates, com o objetivo de proporcionar maior troca de experiências possíveis entre os participantes. De acordo com os organizadores, a programação inicia-se às 8h30 do sábado, 4, com oficinas sobre variados temas, como ecoturismo, ervas medicinais e tecelagem manual com fibras de banana, entre outros. Já no período da tarde, acontecem os debates. Temas como agricultura e conservação da natureza, geração de renda e educação ambiental serão discutidos por profissionais da área. Para finalizar, os participantes poderão degustar bebidas artesanais, como café, chás, cervejas e cachaças produzidas na própria região.
No domingo, 5, às 9h, o seminário fará uma homenagem ao Dia Mundial do Meio Ambiente com apresentação de trabalhos e resultados obtidos pelos debates do dia anterior. Além dessa apresentação, haverá também leitura de tópicos para elaboração de documento a serem entregues ao Inea. Mais informações através do telefone (21) 8596-5194 ou pelo e-mail apamacaedecima@gmail.com
Deixe o seu comentário