Seminário do Sebrae lança programa para empresas avançadas

segunda-feira, 16 de agosto de 2010
por Jornal A Voz da Serra

O Seminário de Gestão Empresarial realizado pelo Escritório Regional do Sebrae/RJ em Nova Friburgo na última quarta-feira, 11, movimentou o auditório do Senai. O evento, direcionado a empresários da região, abordou assuntos relacionados à Nota Fiscal Eletrônica (NFe), tanto a federal, quanto a implantada pela Prefeitura Municipal de Nova Friburgo, além de tratar do Prêmio MPE Brasil, do lançamento do Programa Sebrae Mais Para Empresas Avançadas, entre outros assuntos.

O evento foi aberto por Luiz Borges, orientador de negócios do escritório regional do Sebrae/RJ, que destacou os objetivos do evento e que aproveitou o momento para enfatizar o novo Programa Sebrae Mais Para Empresas Avançadas: “O Sebrae inicia em Nova Friburgo, a partir deste evento, uma nova fase, já que implanta uma série de programas estratégicos para empresas já consolidadas no mercado”, frisou Borges. Dando inicio às palestras, a consultora Helenita Lima falou sobre processo de implantação da nota fiscal eletrônica no país, seus objetivos, benefícios e vantagens. Segundo ela, essa estratégia vem da década de 1980 e surgiu para melhorar o atendimento no serviço público e reduzir a papelada, o que culminou em 2007 com o Sistema Público de Escrituração Digital (Sped). Ainda segundo Helenita, o Sped nada mais é que uma transferência de dados, por meio eletrônico, tanto da área contábil, quanto fiscal. A consultora explicou que a ideia é reduzir “o custo Brasil”, facilitando a vida dos contribuintes e também a fiscalização do Fisco no combate à sonegação.

O seminário contou ainda com palestra da gerente de Receita da Prefeitura de Nova Friburgo, Nathalia Gomes, que falou sobre a Nota Fiscal Eletrônica de Serviços, adotada pela Prefeitura, além da palestra sobre como conceder crédito ao cliente e evitar a inadimplência, esta ministrada pelo consultor Márcio Diniz. Além disso, parte do evento foi dedicado à divulgação do Prêmio MPE de Competitividade. Roselane Muzy falou sobre a excelente oportunidade oferecida aos empresários: “O Prêmio MPE é o reconhecimento às empresas que promovem o aumento da qualidade, da produtividade e da competitividade, pela disseminação de conceitos e práticas de gestão. As empresas participantes, mesmo que não consigam ser premiadas já ganham através da avaliação gratuita que é feita pelos consultores, através da leitura e análise do questionário respondido pelos empresários”, salientou Roselane.

Empresas avançadas

O Programa Sebrae Mais é um conjunto de soluções estratégicas para empresas avançadas – aquelas que já passaram pela fase inicial, amadureceram e agora querem se expandir, em busca de excelência e bons resultados. Uma delas, a metodologia Estratégias Empresariais, foi apresentada pelo consultor Luiz Otávio Garcia. “O curso de estratégias empresariais torna as técnicas de grandes empresas, ferramentas de fácil utilização às MPEs que querem expandir o seu negócio de forma sustentável. Neste curso, que contempla 36 horas de capacitação, cada empresa ainda terá direito a 11 horas de consultoria, além de três meses de acompanhamento. Assim, o empreendedor aprende não só o que fazer, mas como fazer, porque coloca realmente a mão na massa e realiza um movimento estratégico na sua empresa. Ele sai com um plano de ação para implementação imediata”, explicou.

Dentro deste contexto, igualmente importante para a competitividade das empresas no mercado o Sebrae apresentou neste seminário, o Curso de Gestão da Inovação, que trata não apenas do desenvolvimento ou adoção de novas tecnologias, mas também de sistemas, processos e práticas de administração e marketing. Este curso conta com quinze horas de capacitação e três horas de consultoria individual. O consultor Felipe Honorato mencionou em sua palestra que “a inovação é um processo contínuo, que pode trazer às empresas um diferencial na gestão e na estratégia empresarial. Somente dentro de um processo permanente de gestão da inovação a empresa vai estar pronta e preparada, para atuar de maneira incisiva no mercado competitivo, principalmente as MPEs, que apresentam um grau maior de dificuldade de posicionamento. O Sebrae agora apresenta ferramentas práticas que auxiliam o empreendedor nesse processo”, finalizou Honorato.

Ao fim do evento a orientadora de negócios do escritório regional do Sebrae, Lívia Bon, fez uma síntese das propostas apresentadas pelo Programa de Empresas Avançadas, colocando o Sebrae/RJ à disposição dos empresários interessados em fazer suas inscrições para as turmas já abertas para ambos os cursos, que já se iniciam no mês de setembro e que possuem vagas limitadas.

Mais informações sobre o Programa Sebrae Mais Empresas Avançadas e o Prêmio MPE Brasil poderão ser obtidas no Sebrae, que fica na Rua Fernando Bizzotto, 72, Centro ou pelo telefone (22) 2523-6908.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade