O Rotary Club Nova Friburgo Imperador está comemorando 20 anos. O Rotary é um grande nivelador de classes sociais, destruidor de hipocrisias, inimigo de falsidades, amante das coisas genuínas e aliado da verdade e da integridade, segundo o seu fundador Paul Harris.
O Imperador resolveu abdicar de festa, jantares, homenagens e optou pela prática do ideal de servir. O seu ideal maior. Servir nossa Nova Friburgo após a maior tragédia ambiental do século XXI, num debate amplo, livre, aberto, democrático, neste momento histórico em que nunca precisamos tanto de um caminho para seguir em frente, estimulando o debate de um tema econômico, O TURISMO, para o qual Nova Friburgo tem todos os atributos naturais para evoluir, crescer, gerar empregos, distribuir renda, promover a cidadania, a educação e a saúde, utilizando como referência um trabalho de grande sucesso realizado em GRAMADO, na região serrana do Rio Grande Sul.
Um trabalho de 40 anos ininterruptos, que nunca perdeu o seu foco. Realizado por uma equipe de profissionais, cidadãos competentes da região, liderados por Pedro Bertolucci, que sabiam o que queriam e aonde queriam chegar. Não permitiram que política, interesses menores ou externos os desviassem de seu caminho. Nessa missão visitaram diversos municípios do Brasil e também do exterior, inclusive Nova Friburgo, 25 anos atrás, para colher as informações necessárias para a criação da Gramado de hoje.
Isto representou a conjugação de esforços de uma sociedade que apostou desde cedo no turismo, quando este segmento ainda sequer figurava com expectativas de desenvolvimento ou lucratividade. Utilizaram nessa tarefa principalmente informação, inteligência, conhecimento e competência. Tiveram sucesso, atualmente 90% da economia de Gramado gira em torno do turismo.
Gramado é hoje:
- O terceiro destino turístico mais desejado do Brasil;
- Oitava cidade do Brasil a receber eventos internacionais;
- Sétima na preferência do empresariado gaúcho para realização de investimentos;
- Entre as dez cidades que oferecem melhor atendimento de saúde e de educação pública do país;
- Título de destino turístico mais seguro do Brasil;
- Tornou-se referência nacional no quesito Gestão Pública;
Prêmio TOP DE MARKETING ADVB;
A primeira (e até agora única) Prefeitura do Brasil a obter o Certificado ISO 9001;
PRÊMIO SEBRAE DE PREFEITO EMPREENDEDOR NACIONAL em 2008, para PEDRO BERTOLUCCI.
E por que o ROTARY IMPERADOR está promovendo este seminário?
Porque acreditamos que o TURISMO pode vir a ser a principal atividade econômica da região serrana e centro-norte fluminense. Somos dotados de belezas naturais maravilhosas. Temos história.
Falta-nos infraestrutura. Falta-nos investimento. Falta-nos o foco. Falta-nos atitude.
Precisamos reverter o atual quadro das coisas na região. Precisamos de mais trabalho e de menos discursos. Precisamos de mais otimismo, pensamento positivo. Precisamos ACREDITAR QUE É POSSÍVEL. Precisamos que homens e mulheres inteligentes e competentes participem desse processo, abdicando do conforto da omissão e das críticas inúteis. Precisamos urgentemente criar um “círculo virtuoso” em nossa cidade, onde as boas ações gerem novas boas ações e assim por diante, beneficiando a todos.
De qualquer forma temos absoluta convicção que não nos falta GENTE competente que alie inteligência, visão pública, iniciativa privada, que consiga olhar a floresta como um todo e não apenas uma árvore, que tenha consciência de onde estamos e aonde podemos chegar, como Gramado chegou, sem esquecer o conselho de nosso fundador Paul Harris, em 1912 ao então recém-fundado Rotary: “Lembrem-se de que grandes missões são sérias empreitadas. Não pretendam realizar grandes missões em um dia”. Hoje, em 2011, o ROTARY CLUB é uma das mais importantes instituições em todo mundo.
Este seminário continua...
Deixe o seu comentário