Iniciada na terça-feira, 4, a edição 2014 do Seminário de Inovação e Competitividade está ocupando as dependências do Senai Espaço da Moda (Avenida Conselheiro Julius Arp 85, Paissandu) com muito conteúdo informativo a serviço do desenvolvimento da região. O evento termina hoje, 7, com palestras gratuitas realizadas por profissionais de referência no mercado, voltadas para empresários e trabalhadores de todos os setores produtivos.
No primeiro dia, empresários do setor de alimentação e estudantes participaram do Fórum Sebrae na Mesa, que abordou o tema "Da Horta à Mesa: como a gastronomia deve potencializar a alimentação saudável”, com profissionais da área de agricultura familiar e agroecologia e ecochefs. O chef Joca Mesquita defendeu a alimentação "slow food”, tendência internacional, sem estresse: "Nós estamos perdendo a conexão com os alimentos, comendo qualquer coisa correndo. Hoje, a valorização do alimento orgânico, sem agrotóxicos, é uma moda que veio para o bem. Servir pratos orgânicos vai fazer bem aos clientes e ao negócio”.
Na sequência, o especialista da Firjan, Amadou Ngoumb Niang, apresentou a palestra "Norma Regulamentadora NR-12”. Amadou abordou as questões técnicas envolvidas na regulamentação e as complicações que a norma está trazendo para a indústria do Brasil inteiro. "A Firjan está participando junto da Confederação Nacional da Indústria (CNI) das negociações com o Ministério do Trabalho. É preciso chegar a um consenso que permita ao empresário se preparar para adequar as máquinas”.
Na quarta-feira, 5, foram abordados os temas "Desafios e oportunidades na formação profissional para uma indústria mais competitiva e inovadora”, "Como produzir mais com menos”, "Romi - vantagens na utilização de centros de usinagem cinco eixos”, "Aumento da produtividade e redução de custos, através da seleção de materiais” e "Benefícios na utilização do novo comando Siemens 828D na usinagem de moldes e matrizes”.
Ontem, 6, os temas abordados foram "Panorama econômico da Região: cenário atual e perspectivas futuras”, "Gargalos à competitividade do setor industrial de Nova Friburgo e região”, "Tecnologia de ferramentas de corte aplicadas a economia da manufatura”, "Tratamento de superfície processo galvânico” e "Galvanização por imersão à quente: processo, aplicações e benefícios”.
A realização do evento é do Sindmetal, em parceria com Sindvest e Sindanf, patrocínio do Movimento Sindical do Sistema Firjan e Sebrae. As inscrições ainda podem ser feitas pela internet, através do link www.sindmetalrj.org.br/index.php/ficha-de-inscricao-seminario-2014, pelo telefone (22) 2523-6350 ou por e-mail para contato@sindmetalrj.org.br.
Confira os temas a serem abordados hoje:
17h – "Indústria de Confecções – cenários e desafios”, com Fernando Pimentel, Abit; 18h – "As melhores práticas para competir num mundo em transformação”, com José Banzato, Imam; e as palestras técnicas: 17h – SKA – Tecnologia de Programação CAM para usinagem e impressão 3D e suas aplicações no desenvolvimento de produtos”, com Adriano Henrique Tavares de Souza; 17h50 – GRV Software 1 – workshop informativo Bloco K do SPED Fiscal, que estabelece o envio mensal do livro Registro de Controle da Produção e do Estoque”, com Rodrigo Teixeira dos Santos; 18h50 - GRV Software 2 – Análise de Custos – descubra como aumentar os lucros e tornar-se mais competitivo”, com Rodrigo Teixeira dos Santos.
Deixe o seu comentário