A sede da Apae Nova Friburgo, localizada na Rua Ventura Spargolli, 922 - Prado, ficou movimentada no último sábado, 8. Tudo por conta do IX Seminário Sobre Educação Especial, que reuniu mais de 200 participantes do estado e contou com uma série de palestras e apresentações culturais. “Este ano decidimos realizar o encontro nas dependências da associação como forma de divulgar ainda mais o nosso trabalho”, destaca o coordenador de divulgação e eventos da instituição, Flávio Mello.
O encontro foi aberto às 8h com credenciamento e café da manhã seguido de apresentação com o grupo Expressom, formado por alunos da entidade. A palestra de abertura ficou a cargo da psicopedagoga e neuropsicóloga Rosana Stávola Soares, que falou sobre o desafio dos educadores frente aos alunos com distúrbios de aprendizagem. Em seguida, a nutricionista e educadora física, Flávia Gama Vaz, fez palestra sobre os aspectos nutricionais e higiênicos da alimentação escolar.
A programação prosseguiu à tarde com apresentação do grupo Apae Samba Show, que encantou o público com muito suingue e vibração. Prova disso é que ao final o grupo formado este ano por alunos da instituição recebeu oito convites para se apresentar. A programação foi encerrada com uma uma mesa-redonda sobre a inclusão das pessoas com deficiência na sociedade. À frente do debate, a equipe da Apae Nova Friburgo e a coordenadora pedagógica da Federação das Apaes do Rio de Janeiro, Gerlaine Gonçalves Oliveira.
Vale destacar que o seminário foi mais uma iniciativa da Apae NF e de sua presidente Maria das Dores Mello Pacheco, a Dorinha, na luta pela promoção e defesa dos direitos de cidadania da pessoa com deficiência. O evento foi prestigiado pelo presidente da Federação das Apaes do Estado do Rio, Dalton Pedroso Bastos, e reuniu participantes de mais de 15 municípios fluminenses, entre professores, profissionais da área de saúde e assistência social e familiares de pessoas com deficiência.
Deixe o seu comentário