A sede da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Nova Friburgo sediou importante evento no último domingo, 15. O XII Seminário sobre Educação Especial reuniu familiares e profissionais das áreas de saúde, social e educação do Rio de Janeiro, Niterói e de vários municípios da região. A exemplo das edições anteriores, o encontro foi voltado à capacitação e inclusão dos portadores de necessidades especiais.
O evento foi aberto às 8h30, com apresentação cultural do grupo de dança Kalena, composto pelos alunos da instituição, sob a coordenação das professoras Leidiane e Vanessa. Logo após, a série de palestras teve início com o psicopedagogo Cláudio Pires Cardoso, que falou sobre "A síndrome nossa de cada dia”. Em seguida foram ministradas as palestras "Uso Profissional da Voz: conhecer para melhor atuar”, com a fonoaudióloga Luciene Gomes; e "Diferentes formas de aprender: identificando problemas, buscando soluções", com Lydia Friedrich da Cruz, psicopedagoga com pós-graduação em psicopedagogia clínica e institucional.
Para o coordenador de Comunicação da Apae Nova Friburgo, Flávio Mello, o evento cumpriu com sua proposta. "É muito gratificante para nossa equipe poder dividir com profissionais da área parte do conhecimento que adquirimos ao longo dos 34 anos que atuamos no município. Foi muito bom ver nossa sede lotada num sábado ensolarado por profissionais e estudantes de vários municípios do estado. Já estamos preparando o XIII Seminário para o primeiro semestre de 2014, que terá como tema a questão da inclusão das pessoas com deficiência na escola e no mercado de trabalho”, destaca Flávio.
Deixe o seu comentário