A Apae Nova Friburgo promoveu no último sábado, 22, o X Seminário sobre Educação Especial. O evento reuniu educadores, profissionais de saúde, alunos, familiares e amigos da instituição no Grupo de Promoção Humana, no Cônego. A abertura dos trabalhos ficou a cargo da presidente da Apae, Maria das Dores Mello Pacheco, a Dorinha. Ela agradeceu a presença de todos e o apoio da comunidade às ações desenvolvidas pela entidade no município.
A programação do seminário contou com várias apresentações culturais como a do grupo de teatro da Apae, coordenado pelo professor Rodrigo Guadgnini. Em seguida, o grupo musical Expressom, composto por alunos da instituição e coordenado pelo professor Leonardo Benvenutti, fizeram uma emocionante homenagem ao ex-integrante do grupo, João Gabriel, que faleceu no início deste ano. Destaque também para o grupo de dança da Apae, o Cultuarte, coordenado pelo professor Rodrigo Milhoranci, que colocou todo mundo para dançar ciranda.
O tema do seminário este ano foi a escolarização de crianças com paralisia cerebral. As palestrantes foram a fonoaudióloga Thereza Cristina Pestana, a psicopedagoga Rosana Soares, a fisioterapeuta neurológica Mônica Beatriz Soriano, a terapeuta ocupacional Cíntia Ramalho Bonato e a professora Neila Bueno.
Vale destacar que o evento foi prestigiado por autoridades como o presidente da Câmara Municipal, Sérgio Xavier, o vereador Marcos Medeiros, o representante da Agenda 21 Paulo Roberto de Souza, e a professora Regina Célia dos Santos.
O seminário foi mais uma iniciativa da Apae Nova Friburgo para a promoção e defesa dos direitos de cidadania da pessoa com deficiência e sua inclusão social, conforme destacado na palestra do coordenador de Comunicação e eventos da instituição, Flávio Mello.
Deixe o seu comentário