Qualquer duelo envolvendo os quatro times semifinalistas da Supercopa SAF seria capaz de proporcionar um grande espetáculo. Mas quis o destino – e o chaveamento da competição – que dois grandes clássicos do futebol municipal apontassem os finalistas da edição de 2019 do maior evento da modalidade na região. Se um deles já decidiu a Supercopa três vezes, o outro também carrega o peso de uma rivalidade local, quase sempre envolvida na disputa pela hegemonia de São Pedro da Serra e proximidades.
O estádio Eduardo Guinle vai tremer neste domingo, 7. A primeira semifinal, às 11h45, será entre Corujão e Vargem Alta. Os dois maiores campeões do torneio, adversários em finais de três edições: 2013 (Corujão campeão após o empate por 2 a 2), 2014 (com vitória do Vargem Alta por 2 a 1) e 2015 (com novo título do Corujão, ao vencer por 3 a 2).
O time de Olaria conquistou duas vitórias, empatou uma vez e sofreu duas derrotas, marcou dez gols e sofreu sete. Já o alvinegro da zona rural está invicto na competição: venceu quatro jogos, empatou um, fez 11 gols e levou quatro.
Na outra semifinal, os dois representantes de São Pedro da Serra. O azul e branco e o rubro-negro vão colorir o Eduardo Guinle a partir das 13h45, levando toda a rivalidade histórica do sétimo distrito para a disputa em nível municipal.
De um lado está o São Pedro, de melhor campanha na edição deste ano até aqui: são cinco vitórias, com 11 gols marcados e apenas um sofrido. Do outro, o Estrela do Mar, de campanha não tão regular, venceu duas vezes, empatou duas, perdeu uma partida, marcou 18 gols e sofreu sete. Contudo, não há como apontar favoritos em clássico.
As quartas de final
Os cruzamentos que irão apontar os finalistas da edição 2019 foram definidos em um cenário de bastante equilíbrio. Para se ter uma ideia, três duelos terminaram empatados, e os times se classificaram porque fizeram campanhas melhores na primeira fase.
Foi o caso, por exemplo, do Estrela do Mar, que empatou por 0 a 0 com o São Luiz. Dentro desse contexto, o São Pedro foi exceção. A equipe do sétimo distrito confirmou a boa fase e fez 3 a 0 sobre o Amparo. Os gols foram marcados por Kinho, Marcus Aurélio e Luiz Cláudio.
No clássico de Olaria, o atual campeão e dono de três taças, Corujão, não teve vida fácil contra o Unidos do Alto. Pelo contrário. Marcus Paulo fez para o alvianil, enquanto Gustavo marcou para o Alto. Segundo colocado do grupo A, o Corujão avançou pelo desempenho superior na fase de grupos, uma vez que o Unidos do Alto foi o terceiro da chave B.
Se o clássico do bairro de Olaria foi movimentado, o da zona rural de Nova Friburgo também foi bastante equilibrado. O São Lourenço por pouco não tirou a invencibilidade do Vargem Alta, e o alvinegro fez valer a vantagem do empate para seguir em busca do tricampeonato. Daivid marcou para o Vargem Alta, enquanto Carlos Geovane balançou as redes para o São Lourenço.
Craque da rodada
A eleição do craque da rodada, onde os treinadores dos dois times envolvidos na partida indicam o melhor jogador do adversário no duelo, apresenta novos nomes esta semana. A foto de cada atleta é publicada no perfil oficial da Supercopa SAF no Facebook, e a aquela que for mais curtida até determinado dia e horário estipulados da organização é a vencedora. O craque da rodada ganha brindes e um valor em dinheiro.
Concorrem ao prêmio de melhor das quartas de final os atletas John Carlos (São Luiz), Yago Rezende (Estrela do Mar), Vinícius Bigode (Amparo), Kinho (São Pedro), Rhuan Knupp (Unidos do Alto), Eduardo Silva (Corujão), Raphael Agualusa (Vargem Alta) e John Kennedy (São Lourenço).
Supercopa SAF - 1ª Fase
1ª rodada (19/5) - Stucky
Amparo 2 x 1 SB City
São Pedro 2 x 0 São Luiz
Estrela do Mar 2 x 2 Unidos do Alto
Corujão 2 x 3 Tio Dongo
Folga: Vargem Alta / São Lourenço
2ª rodada (26/5) - Estrela do Mar
São Luiz 1 x 3 Corujão
São Lourenço 3 x 2 Tio Dongo
Unidos do Alto 3 x 1 Amparo
Estrela do Mar 2 x 3 Vargem Alta
Folga: São Pedro / SB City
3ª rodada (2/6) - Pastão
São Lourenço 0 x 2 São Pedro
Unidos do Alto 6 x 1 SB City
Vargem Alta 2 x 0 Amparo
Tio Dongo 1 x 3 São Luiz
Folga: Estrela do Mar / Corujão
4ª rodada (9/6) - Vargem Alta
SB City 0 x 8 Estrela do Mar
Corujão 0 x 2 São Pedro
São Lourenço 1 x 1 São Luiz
Vargem Alta 4 x 1 Unidos do Alto
Folga: Amparo / Tio Dongo
5ª rodada (16/6) - Amparo
Vargem Alta 1 x 0 SB City
São Pedro 2 x 1 Tio Dongo
Corujão 4 x 0 São Lourenço
Amparo 2 x 6 Estrela do Mar
Folga: São Luiz / Unidos do Alto
Quartas de final (30/6) - Stucky
Estrela 0 x 0 São Luiz
São Pedro 3 x 0 Amparo
Corujão 1 x 1 Unidos do Alto
Vargem Alta 1 x 1 São Lourenço
Semifinal (neste domingo, 7) - Friburguense
11h45- Corujão x Vargem Alta
13h45- Estrela do Mar x São Pedro
Final (14/7) - Stucky
14h15- Vencedor semifinal 1 x Vencedor semifinal 2
Classificação Final
Grupo A
1º- São Pedro, 12 pts
2ª- Corujão, 6 pts
3º- São Luiz, 4 pts
4º- São Lourenço, 4 pts
5º- Tio Dongo, 3 pts
Grupo B
1º- Vargem Alta,12 pts
2ª- Estrela do Mar, 7 pts
3º- Unidos do Alto, 7 pts
4º- Amparo, 3 pts
5º- SB City, 0 pts
Finais da Supercopa
2013- Corujão 2 x 2 Vargem Alta
2014- Corujão 1 x 2 Vargem Alta
2015- Corujão 3 x 2 Vargem Alta
2016- Vargem Alta 3 x 0 Tio Dongo
2017- Unidos do Alto 1 x 0 São Lourenço
2018- Corujão 2 x 0 Estrela do Mar
Deixe o seu comentário