Semana Nacional de Ciência e Tecnologia começa dia 22

Tema da 9ª edição, este ano, é “Bioeconomia: diversidade e riqueza para o desenvolvimento sustentável”
quarta-feira, 16 de outubro de 2019
por Jornal A Voz da Serra
Semana Nacional de Ciência e Tecnologia começa dia 22

Na semana de  22 a 25 de outubro, a Prefeitura de Nova Friburgo, por intermédio da Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissionalizante Superior, vai promover a 9ª edição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT).  O tema escolhido para a edição deste ano é “Bioeconomia: diversidade e riqueza para o desenvolvimento sustentável”.

A Semana de Tecnologia terá a participação de 25 entidades e órgãos. A abertura oficial ocorrerá juntamente à da 7ª Exposição de Trabalhos Acadêmicos da Região Serrana (EtarSerra), no Teatro Municipal Laercio Rangel Ventura, na próxima terça-feira, 22, a partir das 18h30. Autoridades acadêmicas e governamentais abrirão o evento, que contará com a palestra magna do geólogo Guilherme Estrella, abordando o tema “Recursos energéticos e desenvolvimento”, seguida da apresentação musical do Duo Nance, composto por Ravena Lamblet e Luciano Chávez, da Escola de Música da Universidade Candido Mendes.  

Na ocasião, serão premiados os estudantes da rede municipal de ensino que alcançaram os melhores resultados nas Olimpíadas de Português e Matemática realizadas no primeiro semestre de 2019. Entre os dias 22 e 25, das 9h às 18h, a Praça Dermeval Barbosa Moreira sediará a Caravana da Ciência da Fundação Cecierj e diversas exposições de projetos científicos e tecnológicos das instituições participantes, dentre elas: Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissionalizante e Superior; Universidade do Estado do Rio de Janeiro – Instituto Politécnico (IPRJ/Uerj); Universidade Federal Fluminense – Instituto de Saúde de Nova Friburgo (UFF); universidade Estácio de Sá; Polo EAD de Nova Friburgo do Centro de Educação Superior a Distância (Cederj/UAB); Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (Cefet); Colégio Rei Alberto I; InovaFri (Ecossistema de Inovação de Nova Friburgo); Instituto Pindorama; Coordenadoria Regional Serrana II da Secretaria Estadual de Educação; Observatório Social de Nova Friburgo; Universidade de Franca – campus Nova Friburgo; secretarias municipais de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano Sustentável, Defesa Civil e Educação (núcleo de Tecnologia Municipal, Anos Finais, Educação de Jovens e Adultos e Educação Especial; Escola de Enfermagem Nossa Senhora de Fátima; Fundação Dom João VI; Sebrae; Escola Centena; Muito + Educação; Cruz Vermelha; Emater Rio; Embrapa; IBCCF; Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Nova Friburgo; e Colégio CPM. 

Está prevista também a extensão do horário da Caravana da Ciência no terceiro dia de exposições, 24 de outubro, até 20h30, para receber alunos da Educação de Jovens e Adultos que estudam à noite. Além das exposições que ocorrerão na Praça Dermeval Barbosa Moreira, também ocorrerão atividades paralelas junto ao Polo Cederj, no Ginásio Celso Peçanha e em diversas outras instituições localizadas no município.

Embora sediado em Nova Friburgo, o evento terá alcance regional pelo segundo ano consecutivo, abrangendo os municípios de Bom Jardim, Cordeiro, Duas Barras, Sumidouro e Trajano de Moraes, a partir de projeto submetido ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Tal projeto foi aprovado e aguarda a liberação de recursos, parte dos quais objetiva transportar estudantes das cidades citadas para participação na programação da SNCT. 

A programação completa da 9ª SNCT estará disponível no site da prefeitura a partir de amanhã, 16. Instituições educacionais que desejarem levar seus alunos para a Caravana da Ciência e demais exposições que ocorrerão na Praça Dermeval Barbosa Moreira deverão fazer contato através dos números (22) 99208-0801, 98832-00943 e 99917-5577 ou pelo e-mail snct2019.novafriburgo@gmail.com.

 

Principais atividades da SNCT

  • Mostra de Turismo e Sustentabilidade
  • Jogos educativos: erros e acertos;
  • Irrigador solar;
  • Biodigestor e purificador de águas cinzas;
  • Exposição de pôsteres sobre temas diversos;
  • Campanha de prevenção de câncer de boca;
  • Apresentação de linhas de pesquisa;
  • Oficina de coleta seletiva;
  • Medida da salinidade da água usando meios ópticos;
  • Medida da velocidade da luz usando micro-ondas e chocolate;
  • Simulação de ligas amorfas por dinâmicas moleculares;
  • Oficina de arduíno;
  • Experiências turísticas virtuais: realidade ou ficção.

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Meio Ambiente | negócios
Publicidade