Como ocorre em todos os anos, as cerca de duas mil Apaes do Brasil comemoram a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla. Durante este período, as instituições desenvolvem uma série de atividades voltadas à inclusão e defesa dos direitos dos excepcionais. Em Nova Friburgo as festividades ocorreram na última semana. No dia 23, foram realizadas visitas à Praça Guignard e aos monumentos em homenagem a Dom João VI e ao Dia das Crianças, que integram o Circuito Cultural Gama. Na terça, 24, foi a vez da Escola Ibelga receber os integrantes da entidade.
Na quarta-feira, 25, foi oferecido corte de cabelo gratuito para os familiares dos alunos e ministrada palestra sobre síndrome de down. Já na quinta-feira, 26, o grupo musical Expressom, da unidade Nova Friburgo, participou do 1º Seminário das Apaes da Região dos Lagos, em Macaé, e foi aplaudido de pé pelo público. No mesmo dia, o grupo de dança folclórica Cultuarte se apresentou no Colégio Espaço Livre. Na sexta foi promovida uma festa na sede, onde os alunos exibiram números de judô, capoeira, balé e música.
“Neste ano buscamos criar uma programação que pudesse contemplar atividades de lazer, cultura e integração com as outras escolas e com a comunidade”, afirmou o coordenador de divulgação e eventos da Apae, Flávio Mello. Segundo ele, tais iniciativas são essenciais à instituição. “Acreditamos que ações como essas propiciam maior visibilidade a nossa causa, além de oferecer aos alunos, familiares e profissionais a oportunidade de participar de atividades de cultura, lazer, cuidados pessoais, capacitação e inclusão social”, disse.
Apae participa de Congresso Internacional em Vitória
No período de 25 a 28 de agosto, seis profissionais da unidade Nova Friburgo da Apae participaram do I Congresso Íbero-Americano de Deficiência Intelectual, que teve como tema Família, políticas inclusivas e redes sociais. O evento aconteceu no salão de convenções do Hotel Alice, em Vitória (ES), e contou com um público de cerca de 800 pessoas, incluindo palestrantes e conferencistas de países como Argentina, Peru, Portugal e Espanha.
Durante o congresso foram discutidos assuntos considerados relevantes para inclusão e sociabilidade dos deficientes intelectuais. “Foi muito importante a nossa participação, pois tivemos a oportunidade de conhecer o processo de inclusão realizado por instituições do Brasil, da América Latina e da Europa. Saímos de lá com a certeza de que estamos no caminho certo e, além disso, os programas desenvolvidos por nossa equipe na área de prevenção e inclusão social foram muito elogiados, inclusive pelos palestrantes de Portugal e Espanha. Eles levaram nosso modelo de gestão e prevenção para seus países, o que é um motivo de muito orgulho para nós”, revelou Flávio Mello.
ANGU À BAIANA - No próximo dia 17 de outubro, a Apae promoverá o tradicional Angu à baiana, ocasião em que será lançada a pedra fundamental para a construção da segunda etapa da nova sede.
Mais informações sobre o trabalho da instituição no site www.novafriburgoapae.org.br.
Deixe o seu comentário