Semana do Microempreendedor Individual terá programação especial

Palestras, oficinas e consultorias do Sebrae acontecem do dia 8 a 13 de maio
sábado, 06 de maio de 2017
por Jornal A Voz da Serra
Semana do Microempreendedor Individual terá programação especial

Nos próximos dias 8 a 13, o Sebrae-RJ vai promover em Nova Friburgo uma série de eventos para marcar a 9ª edição da Semana do Microempreendedor Individual (MEI). O evento, realizado com o apoio da Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Nova Friburgo (Acianf), é destinado aos microempreendedores individuais e a potenciais empresários. A proposta é oferecer, durante seis dias, diversas palestras e oficinas gratuitas voltadas para vários segmentos de negócio com o objetivo de estimular o empreendedorismo na região.

Além dessas iniciativas, os empresários e empreendedores em potencial receberam orientação sobre obrigações legais, preenchimento da Declaração Anual do Simples Nacional (DASN), emissão do Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS), além dos requisitos para formalização de seu negócio. Os eventos referentes à 9ª Semana do MEI de Nova Friburgo incluem atividades no Centro e no distrito de Lumiar.

No Centro, as palestras e oficinas acontecerão na unidade do Sebrae-RJ, na Rua Fernando Bizzotto, 72, e na Acianf, na Avenida Alberto Braune, 111. Já em Lumiar, a série de eventos acontecem na subsede da Acianf, na Rua Sete de Setembro, 126, Loja 1b.

Atualmente, o Rio de Janeiro concentra mais de 800 mil microempreendedores individuais. Para ser um MEI, é necessário faturar até R$ 60 mil por ano, não ter participação em outra empresa como sócio, ou titular, e ter no máximo um empregado contratado que receba o salário-mínimo, ou o piso da categoria. O microempreendedor é enquadrado no Simples Nacional e isento dos tributos federais (Imposto de Renda, PIS, Cofins, IPI e CSLL).

Além de Nova Friburgo, na Região Serrana as cidades de Petrópolis e Teresópolis também terão programação variada na Semana do Microempreendedor. Mais informações e/ou inscrições pelos telefones 0800-570-0800 ou (22) 2523-6908.

Programação completa

Local: Sebrae (Rua Fernando Bizzotto, 72, Centro)

09/05
10h – Palestra: Como me tornar MEI (Microempreendedor Individual)

10/05
14h – Oficina SEI Controlar Meu Dinheiro

12/05
18h30 – Oficina de Marketing

Local: Sede da Acianf (Avenida Alberto Braune, 111, Centro)

08/05
9h – Café do MEI e palestra sobre Finanças

09/05
*9h às 16h: Orientação empresarial; Serviço de formalização, alteração e baixa de empresa); impressões de DAS e DASN
*(todos na Tenda de Atendimento localizada em frente à sede da Acianf
14h – Oficina: Me formalizei. E agora?

11/05
14h – Palestra sobre obrigações e benefícios MEI (INSS)

12/05
14h – Palestra: Como me tornar um MEI

Local: Sede da Acianf (Lumiar)

09/05
14h – Palestra: Como me tornar MEI?

10/05
10h às 16h – Orientação empresarial; Serviço de formalização, alteração e baixa de empresa); impressões de DAS e DASN

11/05
18h – Oficina SEI Administrar

TAGS: