Os amantes de cinema têm encontro marcado em Nova Friburgo nestas segunda, terça e quarta-feiras, dias 16, 17 e 18. É que os consulados da Suíça e Alemanha promovem a Mostra de Filmes em Alemão. As sessões acontecem às 18h, sempre na Usina Cultural Energisa (Praça Getúlio Vargas, 55) , e são gratuitas. Além de fazer parte da Semana da Língua Alemã e contar com o apoio do Instituto Goethe, o evento - que também conta com a parceria do SerraAção - Polo Audiovisual de Nova Friburgo e Região - faz parte das comemorações para os 200 anos de Nova Friburgo.
Nesta segunda-feira, 16, a mostra terá a participação do cônsul geral, Rudolf Wyss, e cônsul geral adjunto da Alemanha, Johannes Bloos. Logo em seguida, haverá apresentação do filme “Entre Culturas”, do suíço Peter K. Wehrli e Peter von Gunten. A obra retrata a conta a história de Thomas Mann, um dos mais importantes escritores alemães, que muitos consideram filho de alemães, mas tem mãe brasileira. É uma busca cinematográfica de pegadas nas cidades de Paraty e Lübeck, assim como no trabalho de Thomas, Heinrich e Julia Mann. O autor do filme, Peter K. Wehrli, inclusive, fará um debate sobre a obra após a exibição. Evento que também contará com a presença do produtor Peter Spoerri.
Na terça-feira, 17, será a vez do filme suíço “Mulheres Divinas”, de Petra Volpe. A produção remonta à Suíça dos anos 70 e mostra a luta de mulheres pelo direito ao voto feminino no país. O longa foi vencedor do prêmio do público no Festival de Tribeca, nos Estados Unidos, e foi escolhido pela Suíça para representar o país no Oscar 2018. Após a exibição haverá debate. Já na quarta-feira, 18, último dia da mostra, será a vez do filme alemão “Os anos de chumbo”, de Margarethe von Trotta (Alemanha, 1981). A produção conta a história de Juliane e Marianne, que são filhas de um pastor protestante, e se afastam da severidade religiosa de seus pais para lutar pelos direitos das mulheres. Enquanto Juliane se torna uma jornalista engajada, sua irmã faz parte de uma organização terrorista. Quando Marianne é presa, Juliane decide ajudar a irmã, apesar das diferentes opiniões sobre como viver. Neste dia, também haverá debate após a sessão.
Deixe o seu comentário